Olá!!!! Chegamos à 11ª edição do CiênciAção. Convidamos a comunidade acadêmica e externa das dez cidades de abrangência da Universidade Federal do Pampa a ler, ver e compartilhar um pouco da produção científica e tecnológica produzida na nossa região.
No observatório de divulgação científica temos duas contribuições. Uma produzida pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia do Pampa (Nea-Pampa), não sabe do que se trata? O Nea- Pampa é uma iniciativa interdisciplinar que reúne docentes e discentes dos campus São Borja, Itaqui e São Gabriel, no texto você fica sabendo um pouco mais sobre o núcleo, objetivos e equipe executora. A outra colaboração é um relato de pesquisa sobre os Hábitos de estudos de graduandos em Ciência da Computação e Engenharia de Software: uma análise no período de pandemia, na seção informativo.
Na seção Artigo de Opinião o olhar volta-se para os profissionais de saúde, a questão que orienta o texto é “quem cuida de quem cuida de nós? Já o Anime seu conceito é um vídeo produzido pelo Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Doenças Infectocontagiosas (NUPEEDIC) que esclarece as diferenças entre os vários tipos de testes para detectar a COVID19. Ainda no tema pandemia, a reportagem do mês foi desenvolvida no Projeto de Ensino I4 Plataforma de Notícias- Agência Experimental de Jornalismo. Trata-se da apresentação de dados iniciais sobre um estudo desenvolvido no Brasil que investiga as sequelas a longo prazo da COVID19.
Na seção Blog e Colunista temos a contribuição da comunidade externa que vem de um pesquisador, professor e servidor da Secretaria Municipal de Educação de São Borja, que escreveu o texto Necropolítica: quem decide que vidas são vivivéis e que vidas são matáveis? Uma reflexão fundamental para o momento que estamos vivendo em que milhares de brasileiros morrem em consequência de decisões políticas sobre a gestão da pandemia da COVID19. Já na seção Artigo de Opinião temos a colaboração da comunidade que é de um advogado de Itaqui que propõe pensarmos sobre a seguinte questão: No que diz respeito a uma proposta de nação, falhamos? Vale conferir e elaborar possíveis respostas.
O lançamento do livro “Chama da tradição: Itaqui, um berço do tradicionalismo”, de Márcio Escalante de Barros, lançado este mês, é o tema da seção Artes e Cultura. O convite à leitura traz duas indicações: a primeira é a História em Quadrinhos “Assassinos na casa“, de Fábio Vermelho, e o livro já apontado como novo clássico da literatura brasileira, Torto Arado, de Itamar Vieira Junior.
A chamada do Grupo de Estudos Gênero e Sexualidade para novos membros interessados na temática está no CiênciAção Mulheres. Por fim, o Professor nota 10 desta edição é Sidnei Bohn Gass que nos apresenta sua trajetória acadêmica. A entrevista com o Professor nota 10 está também disponível em vídeo no YouTube do CiênciAção. Já a seção Meu trabalho nota 10 traz a experiência da egressa do curso em Produção e Política Cultural pela Universidade Federal do Pampa, Karine Brizola. O Aluno Destaque desta 11ª edição é Dieison Morozoli da Silva, egresso do BICT/Unipampa e mestrando em geografia na UFRGS.
A equipe do CiênciAção deseja uma boa leitura!!!!
E se você quer colaborar com o CiênciAção envie um email para contatoeditores@gmail.com.
Versão do texto em *.pdf: clique aqui.
Edição completa em *.pdf: clique aqui,