Uso do óleo essencial de Aloysia triphylla como anti-helmíntico natural para ovinos

A pesquisa aborda o uso do óleo essencial de Aloysia triphylla como um anti-helmíntico natural para ovinos. O estudo, do setor da zoopecuária,  demonstra que este óleo, extraído por arraste de vapor da planta, possui atividade biológica comprovada, inibindo a eclosão e o desenvolvimento de ovos e larvas de helmintos que afetam o sistema gastrointestinal dos ovinos. 

A tese de doutorado da aluna Thaís Moreira Osório, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi realizada em parceria com Velci Queiróz de Souza, Denise Schmidt, Braulio Otomar Caron, Matheus Milani Pretto, Cháriston André Dal Belo, Lucia Helena do Canto Vinadé, Leonardo de Melo Menezes, Anelise Afonso Martins e Flávia Luana Goulart. O estudo apresenta uma alternativa promissora para a ovinocultura, especialmente diante do aumento da resistência de parasitas a medicamentos químicos convencionais e da crescente busca por produtos naturais e sustentáveis.

Por fim, a invenção se destaca por ser eficaz, isenta de resíduos químicos e por contribuir para a saúde e bem-estar dos animais, além de potencialmente aumentar a lucratividade na criação de ovino

 

Abaixo você tem acesso ao resumo oficial da invenção:

A presente patente tem como objetivo proteger a aplicação/uso do óleo essencial de Aloysia triphylla como anti-helmíntico natural para ovinos, cuja atividade biológica foi comprovada cientificamente, in vitro. Os resultados revelam o uso do óleo essencial, com composição química diversa, na inibição da eclosão e desenvolvimento das larvas, impedindo que os helmintos completem seu ciclo de vida, apresentando portanto atividade ovicida e larvicida frente a estes parasitas do sistema gastrointestinal de ovinos.