A pesquisa investiga o uso do óleo essencial de Lippia alba como um anti-helmíntico natural, destacando sua eficácia na inibição da eclosão de larvas de helmintos no trato gastrointestinal de ovinos. O estudo, na área de zootecnia, apresenta dados experimentais que demonstram a efetividade do óleo em diferentes concentrações, evidenciando seu potencial como uma alternativa natural para o controle de parasitas em animais.
A pesquisa realizada na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi conduzida por Velci Queiróz de Souza, Thaís Moreira Osório, Denise Schmidt, Braulio Otomar Caron, Matheus Milani Pretto, Cháriston André Dal Belo, Lúcia Helena do Canto Vinadé, Leonardo de Melo Menezes, Anelise Afonso Martins e Sara Santos Costa e visa oferecer uma solução que promova o bem-estar animal, utilizando recursos naturais para o manejo de infecções parasitárias. Além disso, a pesquisa inclui informações sobre a composição química do óleo e os métodos utilizados nos testes de eficácia.
Abaixo você tem acesso ao resumo oficial da invenção:
A presente patente tem como objetivo proteger a aplicação/uso do óleo essencial de Lippia alba como anti-helmíntico natural para ovinos, cuja atividade biológica foi comprovada cientificamente, in vitro. Os resultados revelam o uso do óleo essencial, com composição química diversa, na inibição da eclosão e desenvolvimento das larvas, impedindo que os helmintos completem seu ciclo de vida, apresentando, portanto, atividade ovicida e larvicida frente a estes parasitas do sistema gastrointestinal de ovinos.