COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA NANOMÉTRICA NA FORMA DE LIPOSSOMAS OU NANOEMULSÃO QUE CONTÉM SEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS DE RNA DE INTERFERÊNCIA.

Essa criação, que foi desenvolvida para área de saúde, tem como objetivo, oferecer uma nova estratégia para o tratamento do câncer. Em forma de injeção intratumoral (que estimula o próprio sistema de defesa do corpo a reconhecer e atacar as células do câncer, com objetivo de controlar a doença, seja eliminando ou reduzindo o tamanho do tumor), parenteral ou spray nasal, a composição auxiliará para o tratamento do glioblastoma que também poderá ser utilizada para outras neoplasias ainda sem cura ou refratárias aos tratamentos disponíveis.

 

Os criadores, Elizandra Braganhol, Ana Maria Oliveira, Helder Teixeira, Marco Antônio Stefani, Fernanda Bruxel, Roselia Spanevello, Fernanda Cardoso e Juliana Azambuja, definiram esse alvo de tumor cerebral depois de muitas pesquisas, fazendo com que o pensamento de promover uma terapia contra o câncer saísse do papel.

 

Aqui você confere o resumo oficial dessa patente: 

 

A presente invenção está inserida nos campos da nanotecnologia, farmácia e genética e refere-se a sequências específicas de RNA de interferência (siRNA), capazes de silenciar o gene responsável pela expressão de uma proteína de adesão, produtora de adenosina extracelular super expressa em tumores, a enzima ecto-5’-nucleotidase/CD73 (CD73). As sequências específicas de siRNA para a CD73 são propostas em uma composição em escala nanométrica na forma de lipossomas ou nanoemulsões de forma a promover um complexo de liberação sítio-direcionado capaz de ser incorporado a diversos tipos de formulação, como injeção intratumoral, intravenosa ou administração nasal. As sequências siRNA para silenciar a CD73 também poderão ser aplicadas na manufatura de kits e/ou em ensaios de silenciamento da CD73 para a pesquisa científica utilizando lipossomas, nanoemulsões ou outros reagentes de transfecção.