Produções bibliográficas | PIBID 2014

Produções bibliográficas

PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS : PRODUÇÕES 2017
AMARAL, Juliane Lopes. CAMPOS, Laura Sabbado . Leitura em Família: incentivando pequenos leitores. IX SIEPE, 2017- ACESSE AQUI.
VIEIRA, Betânia Rondan. Avaliação diagnóstica em turmas pré-escolares: construindo aprendizagens sobre o SEA. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017.- ACESSE AQUI.
OLIVEIRA, Silvana Souza Peres de; VIEIRA, Betânia Rondan. Planejamento e Prática Pedagógica na Educação Infantil: possibilidades de ação e reflexão. II Seminário Integrador OBEDUC-PACTO, 2017. –  ACESSE AQUI
VIEIRA, Betânia Rondan. Rodas de leitura: uma prática educativa na Educação Infantil. IX SIEPE, 2017. – ACESSE AQUI.
VIEIRA, Betânia Rondan; MOURA, Patrícia dos Santos. Alfabetização e letramento: possibilidades para a Educação Infantil. III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. – ACESSE AQUI.
ROCHA, Milena Rodrigues. NEUMANN, Carolina Pinheiro. MOURA, Patrícia dos Santos. O Uso das Letras do Alfabeto: possibilidades de exploração na educação infantil. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. – ACESSE AQUI.
ROCHA, Milena Rodrigues; NEUMANN, Carolina Pinheiro. Contribuição da Literatura no Processo de Ensino-Aprendizagem. II Seminário Integrador OBEDUC-PACTO, 2017. – ACESSE AQUI.
NEUMANN, Carolina Pinheiro. Sacola da Leitura: uma estratégia para formação de leitores no ambiente familiar. IX SIEPE, 2017. – ACESSE AQUI.
NEUMANN, Carolina Pinheiro. et al. Planejamento da prática pedagógica na perspectiva do letramento na Educação Infantil. III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. – ACESSE AQUI.
NEUMANN, Carolina Pinheiro. Moura, Patrícia dos Santos. Práticas de Construção da Autonomia Docente na Educação Infantil. XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017. ACESSE AQUI.
NEUMANN, Carolina Pinheiro, MOURA, Patrícia dos Santos. Consciência Fonológica na Educação Infantil: práticas possíveis. II ENLICSUL II PIBID/SUL II Seminário Institucional PIBID/UNISINOS, 2017. – ACESSE AQUI.
MENDES, Lizzes Maria Amorim Bom; PERES, Fernanda Souza. A Importância da Leitura no Cotidiano da Educação Infantil. IX SIEPE, 2017. ACESSE AQUI.
NUNES, Tawanny; MACHADO, Graziela. Práticas de leitura na educação infantil. IX SIEPE, 2017. – ACESSE AQUI.
NUNES, Tawanny, et al.  A importância do brincar na Educação Infantil – Lazer a Aprendizagem. III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. – ACESSE AQUI.
FEIJÓ, Vera Antônia  dos Santos. O processo de construção do exercício docente na educação infantil:Uma Análise discursiva acerca das práticas de leitura, oralidade e escrita. III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. – ACESSE AQUI.
AMARAL, Juliane Lopes do; MENDES, Lizzes Maria Amorim Bom; FAGUNDES, Micaela Machado; OLIVEIRA, Silvana Souza Peres de. A Importância da Brincadeira no Cotidiano da Educação Infantil.  III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. – ACESSE AQUI.
FAGUNDES, Micaela Machado; MENDES, Lizzes Maria Amorim Bom. Experiências de aprendizagem na educação infantil a partir do cultivo de uma horta.  IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017.- ACESSE AQUI
FAGUNDES, Micaela Machado; SILVEIRA, Malú Valli. Contação de histórias: uma forma de aproximar os pequenos da leitura. IX SIEPE, 2017. – ACESSE AQUI.
SILVA, Marinela Rodriguez da. Et al. A aprendizagem Através do Lúdico: a criança aprende enquanto brinca. III Encontro Humanístico Multidisciplinas e II Congresso Latino-Americano em Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. – ACESSE AQUI.
SILVA, Marinela Rodriguez da. Et al. Iniciação à Leitura na Educação Infantil. IX SIEPE, 2017. – ACESSE AQUI.
SILVA, Marinela Rodriguez da; CARDOSO, Dara Denise Machado. A Exploração da Oralidade Formal na Educação Infantil: o uso das expressões de cortesia. II ENLICSUL II PIBID/SUL II Seminário Institucional PIBID/UNISINOS, 2017. – ACESSO AQUI.
ALVES, Gabriele Aguiar. Higiene Bucal da Escola.  IX SIEPE, 2017. ACESSE AQUI.
OLIVEIRA, Silvana Souza Peres; ROCHA,  Milena Rodrigues.  O registro escrito como meio de reflexão sobre a prática docente. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. – ACESSE AQUI.
OLIVEIRA, Silvana Souza Peres. O papel do supervisor de área do PIBID na formação acadêmcia do bolsista. IX SIEPE, 2017.  – ACESSE AQUI.
FEIJÓ, Vera.Antônia  dos Santos. Nome e sobrenome: O primeiro acesso ao mundo letrado. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. ACESSE AQUI.
FEIJÓ, Vera Antônia  dos Santos. Sacola da leitura: Um incentivo a leitura  na primeira  infância.  IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. ACESSE AQUI.
SILVA, Marinela Rodrígues da. Introdução à Alfabetização Através da Utilização de Rótulos. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. ACESSE AQUI.
PERES, Fernanda Souza. MENDES, Lizzes Maria Amorim Bom. Avaliação na Educação infantil: Ficha de Avaliação Qualitativa no berçário. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. ACESSE AQUI.
MACHADO, Graziela. MOURA, Patrícia dos Santos.  A importância do Faz de Conta na Educação Infantil. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. ACESSE AQUI.
ALVES, Gabriele Aguiar. ROCHA, Milena Rodrigues. MOURA, Patrícia dos Santos. Dança na Educação Infantil.  IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017. ACESSE AQUI.

MENDES, Lizzes Maria Amorim Bom; PERES, Fernanda Souza; FAGUNDES, Micaela Machado. A Contação de Histórias na Educação Infantil: Metodologias de execução. IV Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, Unipampa, Jaguarão, 2017.  ACESSE AQUI.

LISTAS DE PRESENÇA DAS REUNIÕES MENSAIS REALIZADAS EM 2017 ACESSE AQUI.

 
 
 
PIBID PEDAGOGIA – ED. ESPECIAL E EJA – JAGUARÃO/RS
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO – 2016
EVIDÊNCIAS TEÓRICAS-PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: AUTORREFLEXÕES & REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUAS ESPECIFICIDADES – Acesse aqui
ORGANIZAÇÃO MULTISSERIADA DO ENSINO: CONTRIBUIÇÕES AO PLANEJAMENTO DOCENTE – Acesse aqui
ARTIGOS – 2016

XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE –  MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL MULTIMÍDIA EM REDE SOCIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL – PORTAL DOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA DO BRASIL  – Acesse aqui

XVII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE –  A DIALOGICIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA EJA – Acesse aqui

REVISTA QUERUBIM – AÇÃO E REFLEXÃO NO CONTEXTO DO PIBID: A FORMAÇÃO DE COMUNIDADES CRÍTICAS – Acesse aqui

RESUMOS – 2016
8º SIEPE – PIBID MODALIDADES DE ENSINO: APRENDENDO A DOCÊNCIA – Acesse aqui
ALFAEJA 2016 – PROJETO PORTAL FORUM EJA RS: EVIDÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS – Acesse aqui
PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS
ACEITE DE PUBLICAÇÃO E RESUMO EXPANDIDO SUBMETIDO NO II ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR – EHM – 2016 — PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS .
Anexo 24 – Clique Aqui.
ACEITE DE PUBLICAÇÃO E RESUMO EXPANDIDO APRESENTADOS NO VIII SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SIEPE) – 2016 —  PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS.
APRESENTAÇÃO ORAL – Anexo 25 –  Clique Aqui.
PÔSTER – Anexo 26 – Clique Aqui .
PÔSTER – Anexo 27 – Clique Aqui.
PUBLICAÇÃO DE RESUMO CIENTÍFICO—— ANEXO 33 ANEXO 34 ANEXO 35 ANEXO 29 ANEXO 30 ANEXO 31  – PIBID PEDAGOGIA – LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL – JAGUARÃO/RS
Artigo técnico-científico
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CONCLUÍDO
 
A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE  APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PRÁTICA DE REAPROVEITAMENTO DE USADOS – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
TRABALHANDO VALORES COM ALUNOS DO QUARTO ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. MANOEL AMARO JUNIOR – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
O TRABALHO DE UMA SUPERVISORA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EM PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
TRABALHANDO O ECOSSISTEMA NA PRÁTICA DA SALA DE AULA – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
O OLHAR FOTOETNOGRAFICO SOBRE O LIXO – O ENTORNO ESCOLAR COMO POTENCIALIZADOR DE APRENDIZADO – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
CONSTRUINDO BRINQUEDOS COM LIXO RECICLADOS – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
PRÁTICAS COTIDIANAS E QUESTÕES AMBIENTAIS PELA MÚSICA – PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
O JORNAL ESCOLAR UMA PRÁTICA PARA ENSINAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL –  PIBID PEDAGOGIA – ÁREA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Clique aqui
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO & PIBID MODALIDADES DE ENSINO: INTEGRAR AÇÕES NO CONTEXTO DA ESCOLA INCLUSIVA. Clique aqui.
PIBID MODALIDADES DE ENSINO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E EJA, ARTICULANDO AÇÕES ENTRE A ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE. Clique aqui.
TRILHA MATEMÁTICA: ESTRATÉGIA DE ENSINO NA INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA  NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Clique Aqui
EDUCAÇÃO DIALÓGICA FREIREANA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: APONTAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE JAGUARÃO. Clique aqui.
PIBID MODALIDADES DE ENSINO: REDESCOBRINDO A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA. Clique aqui.
 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PIBID PEDAGOGIA – ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL
CARDOZO, GUACIRA. PRÁTICAS LÚDICAS DE REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. UNIPAMPA, 2014.
Clique aqui
RESUMOS DE TRABALHOS APRESENTADOS PELO GRUPO PIBID PEDAGOGIA – ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL 
Clique aqui
FOTOETNOGRAFIA REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA- ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL
Clique aqui
DIAGNÓSTICO ESCOLAR REALIZADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID PEDAGOGIA- ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL
Clique aqui
ESTUDO SOBRE BEBÊS – PIBID PEDAGOGIA/ÁREA LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL
 Clique aqui
 
Iniciação à docência: reflexão sobre a prática docente em uma perspectiva freireana. Trabalho de conclusão de curso de Lucas da Silva Martinez, orientado pelo prof. Everton Fêrrêr de Oliveira. Clique aqui para acessar o texto.
 
 
INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ALGUNS APONTAMENTOS.  Autoria de: Lucas da Silva Martinez, Everton Fêrrêr de Oliveira, Jarbas Parise Moscato / Artigo aceito para a publicação na revista Diálogos, Unilasalle. Clique aqui
 
Jornal Radical: uma nova perspectiva
Autoria de: GAIA, Crismara; GONÇALVES, Franciele; PRESTES, Carina, DE OLIVEIRA, Everton. Clique aqui para acessar o texto
 
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NO CONTEXTO DAS MODALIDADES DE ENSINO: PLANO INDIVIDUALIZADO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, autoria de : Everton Fêrrêr De Oliveira; Eduardo da Luz Rocha; Lucas da Silva Martinez; Fernando Saija de Caldas Campelo; Jarbas Parise Moscato.  Clique aqui para acessar o texto
 
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: atividades educativas com atenção ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade nos anos iniciais do ensino fundamental, de autoria de  Marcia Motta, Cinthia Pacifico Gonçalves e Eliani Soares. Clique aqui para acessar o texto.
 
Iniciação à Docência: Práticas educativas pautadas pela interdisciplinaridade no contexto da EMEF Gal Antônio de Sampaio –Jaguarão RS de autoria de Ana Paula Gomes da Silva, Andrea Martins, Tiziane Muniz, Sônia Maria Costa e Everton Fêrrêr de Oliveira. Clique aqui para acessar o texto
Os temas transversais no ensino fundamental na interdisciplinaridade. Autoria de: Dânia Ávila e Tiziane Muniz. Clique aqui
 
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação. Autoria de Fernando Campelo, Lucas Martinez, Eduardo Rocha, Everton de Oliveira e Jarbas Parise.  Clique aqui para acessar o texto.

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO: ESTRATÉGIAS DE DIÁLOGO E REFLEXÃO
PACÍFICO, Cínthia, GAIA,Crismara, COSTA, Sônia.         Clique aqui
PENSAMENTO FREIREANO E USO DE TECNOLOGIAS POR COMUNIDADES PERIFÉRICAS NO ENTORNO ESCOLAR ÁVILA, ÁVILA, Dania; CAMPELO, Fernando; MOSCATO, Jarbas.
A INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE NO CONTEXTO DO PIBID: REDESCOBRINDO A INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA FREIREANA.   MARTINEZ, Lucas da Silva; PRESTES, Carina da Silva; DE OLIVEIRA, Everton Fêrrêr.
IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. FARIA, Denise Ferreira de; DE OLIVEIRA, Everton Fêrrêr. Clique aqui
INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA COMO BASE PARA ANÁLISE SOCIOECONÔMICA AFIM DE, AUXILIAR NO PLANEJAMENTO ESCOLAR .       GONÇALVES, Franciele das Neves; SILVA, Dilaine Urtassum da ; SOARES, Eliani Rosimeri Ferreira.

 
APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES COM TRAÇOS DE TDAH DO 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF GENERAL ANTÔNIO DE SAMPAIO. CONSEQUÊNCIAS DESTE TRANSTORNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES DE CARÁTER PREVENTIVO /  AUTORA: Marcia Precila Medeiros Motta. Clique aqui
O TRABALHO COM GÊNEROS TEXTUAIS A PARTIR DA HORA DO CONTO de autoria de Adriana Martins, Tatiane Mena Silveira Melgares, Ana Cristina Da Silva Rodrigues Clique aqui
PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DE CLASSE NO PROCESSO DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA de autoria MURILO DA SILVA CAETANO, Tatiane Mena Silveira, Ana Cristina da Silva RodriguesClique aqui
EXERCITANDO A LINGUAGEM ORAL ATRAVÉS DE JOGO COM TRAVA-LÍNGUAS, de autoria de Michele Machado Souza, Elida Rodrigues, Ana Cristina da S. Rodrigues, apresentado no VI SIEPE Clique aqui
LEITURAS E ESCRITURAS NOS ANOS INICIAIS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CAIXA DA FANTASIA, de autoria de Lucélia Nunes Figueira,Ana Cristina da Silva RodriguesTatiane Mena Silveira Melgares, apresentado no VI SIEPE Clique aqui
O PIBID COMO UM COMPLEMENTO AO PROCESSO DE LETRAMENTO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA, de autoria de Liziane Silveira Sampaio, Edia Silveira Sampaio, Elida Rodrigues, Ana Cristina Rodrigues, apresentado no VI SIEPE Clique aqui
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONDOMÍNIO DOS MONSTROS de autoria de Gabrielle Coelho dos Santos, Lisiane de Armas, Ana Cristina da Silva Rodrigues, apresentado no VI SIEPE Clique aqui
 
CONSCIENTIZAÇÃO E COLABORAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: A TROCA COMO UMA EXPERIÊNCIA HUMANIZADORA, de autoria de Tatiane Mena Silveira Melgares, Talita Mendes de Araujo e Juliana Brandão Machado. Trabalho apresentado no XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em Santa Maria/2015. Clique aqui
 
MINHA ESCOLA FAZ PARTE DA MINHA HISTÓRIA – UMA ATIVIDADE PENSADA A PARTIR DOS ENSINAMENTOS FREIREANOS, de autoria de Talita Mendes de Araujo, Murilo da Silva Caetano e Juliana Brandão Machado. Trabalho apresentado no XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, em Santa Maria/2015. Clique aqui