PROINOVE: A nova Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UNIPAMPA

A PROINOVE , Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UNIPAMPA, é a mais nova pró-reitoria da Unipampa, criada para fortalecer e ampliar as ações voltadas à inovação, à tecnologia e ao empreendedorismo em toda a universidade e na região.

A nova estrutura surge a partir da AGIPAMPA, a antiga Agência de Inovação e Empreendedorismo da instituição, que agora ganha mais autonomia e representatividade dentro da estrutura administrativa da UNIPAMPA.

A professora Caroline Costa Moraes, diretora da então Agipampa, relembra como a trajetória da agência começou, ainda vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI). Segundo ela, a mudança de estrutura nasceu do diálogo com a atual gestão da universidade:

“Quando a Agipampa surgiu, ela estava dentro da PROPPI. Então, quando essa gestão assumiu — a gestão do professor Edward e da prof. Franceli—, ele conversou comigo, e eu gostei muito do projeto, da proposta de tornar a inovação e o empreendedorismo um outro braço, uma unidade transversal independente da Pró-Reitoria de Pesquisa. Já tínhamos uma política de inovação na universidade, e tivemos esse avanço de criar a Agipampa e dar esse olhar mais pontual para essas ações, em consonância com o plano de gestão e com o PDI da instituição. Eu fui convidada para iniciar esse projeto, e agora a Agipampa teve essa oportunidade de ganhar mais visibilidade, se transformando numa pró-reitoria.”

Para Caroline, a transição representa um marco importante na consolidação da inovação e do empreendedorismo dentro da UNIPAMPA, ampliando o alcance e o papel estratégico dessas áreas no contexto universitário:

“Agora, deixamos de ser uma unidade transversal e passamos a atuar como uma pró-reitoria, com um olhar mais amplo e institucional — realmente como um eixo da universidade, assim como ensino, pesquisa, extensão e inclusão.”

A professora Caroline Costa Moraes assume a Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinove), ao lado da pró-reitora adjunta, professora Cássia Nespolo, do campus São Gabriel.

Estrutura e objetivos

A Proinove concentrará suas ações em inovação tecnológica, empreendedorismo, ecossistemas de inovação e inovação social, além de reorganizar a área de transferência de tecnologia, já existente na antiga Agipampa.

Para dar conta da diversidade de iniciativas e fortalecer o ambiente inovador dentro da UNIPAMPA, a nova pró-reitoria será estruturada em quatro divisões principais:

  • Divisão de Inovação Tecnológica
  • Divisão de Empreendedorismo e Ecossistemas de Inovação
  • Divisão de Inovação Social
  • Divisão de Projetos de Transferência de Tecnologia

Um novo patamar de representatividade

A elevação ao status de pró-reitoria traz ganhos expressivos para a instituição. Caroline destaca que, agora, a Proinove passa a ter assento no Conselho Universitário (Consuni), o que fortalece a representatividade da área e integra a inovação de forma definitiva à estrutura institucional da universidade:

“Uma das grandes diferenças é que, como pró-reitoria, a Proinove passa a ter voz no Consuni. Isso é de grande importância, pois coloca a inovação e o empreendedorismo como um eixo institucional — tema de pauta, de debate e de aprimoramento, assim como ensino, pesquisa, extensão e inclusão. Esse é, sem dúvida, o principal ganho dessa alteração na estrutura.”

A Proinove nasce com o propósito de fortalecer a cultura da inovação e do empreendedorismo dentro e fora da UNIPAMPA, aproximando a universidade da sociedade. A iniciativa busca conectar a academia, a indústria e a comunidade, transformando ideias em soluções reais e promovendo o desenvolvimento regional.

Com a missão de impulsionar a inovação tecnológica e social, a Proinove tem como visão tornar a Universidade referência em inovação e empreendedorismo, consolidando a UNIPAMPA como protagonista na geração de conhecimento e impacto social.

Guiada por valores que expressam seu compromisso institucional, a pró-reitoria acredita no conhecimento como motor da transformação, na cooperação entre universidade, empresas e comunidade, e na busca constante pela excelência, ética e inovação, tanto social quanto tecnológica.

Ações e articulações

A Proinove atua de maneira ampla na promoção da inovação e do empreendedorismo, implementando e estimulando projetos e iniciativas em todos os campi da UNIPAMPA.

Entre suas principais frentes estão:

  • elaboração de editais e programas inovadores;
  • fortalecimento das incubadoras e ambientes de inovação;
  • realização de eventos, cursos e ações de capacitação;
  • apoio ao registro por, à proteção e transferência da propriedade intelectual;
  • articulação com programas estratégicos, como o Inova RS, ampliando parcerias voltadas ao progresso regional, ao avanço tecnológico e ao apoio à estruturação do ecossistema regional de inovação.

Além disso, a pró-reitoria conta com o apoio das Comissões de Inovação e Empreendedorismo (CIEs), presentes nos dez campi da universidade. Essas comissões funcionam como pontes entre a Proinove e as realidades locais, fortalecendo a cultura empreendedora e inovadora em toda a instituição, estimulando a troca de experiências e o surgimento de ideias e projetos transformadores.

“A Proinove nasce reafirmando o compromisso que já guiava a Agipampa: fortalecer a inovação, a transferência de tecnologia, o empreendedorismo e a inovação social em toda a UNIPAMPA. Nosso propósito é seguir promovendo o desenvolvimento e o impacto positivo por meio do conhecimento e da criatividade”, afirma Caroline Costa Moraes.

Com essa missão renovada, a Proinove consolida-se como um pilar estratégico da universidade, unindo pessoas, ideias e projetos que transformam realidades e impulsionam o futuro da região.