OBTENÇÃO DE NANOFITOMEDICAMENTOS A BASE DE NANOPARTÍCULAS FUNCIONALIZADAS COM ÓLEO VEGETAL DE PTERODON EMARGINATUS VOGEl

Invenção da qual tem o objetivo, no setor da farmacologia, de inibir a dor. Tendo por fim, melhorar a qualidade de vida para pacientes com dores crônicas, internados e/ou acamados.  De origem vegetal, elaboradas a partir de extratos ultra concentrados. 

Sandra Elisa Haas, Luana Roberta Michels, Letícia Marques Colomé e Daiana Ávila desenvolveram uma formulação com o óleo vegetal da Pterodon Emarginatus.  Esta planta, popularmente chamada de Sucupira ou Faveiro, é uma árvore que possui em suas cascas, sementes e folhas um componente analgésico e antiinflamatório. Componentes fitoterápicos que possibilita a sua administração por diferentes vias (injeções, comprimidos, supositórios e outros). 

Abaixo você tem acesso ao resumo oficial da invenção:

Patente de invenção, da área da saúde e tecnologia. A presente invenção trata da obtenção de formulações inovadoras com óleo da planta brasileira Pterodon emarginatus Vogel, constituindo-se de um nanofitomedicamento, visando ao tratamento de pacientes com doenças inflamatórias e dolorosas agudas e crônicas, com aplicação por diferentes vias de administração, tais como intravascular, intramuscular, subcutânea, intraarticular, tópica, oral, oftálmica e retal. Esta invenção contempla o processo de preparação, composição e aplicação das nanofitoformulações tendo o núcleo oleoso composto por óleo farmacologicamente ativo (óleo oriundo da planta Pterodon). Essas formulações podem ser incorporadas em veículos para preparações farmacêuticas sólidas, líquidas e semissólidas.