FILME INTELIGENTE E ATIVO À BASE DE BIOPOLÍMERO E DE ADITIVO NATURAL OBTIDO DO PROCESSAMENTO DA JABUTICABA

Invenção da qual tem o objetivo, no setor de embalagens e transporte, de preservar alimentos por vias biodegradáveis. Sendo por fim, uma alternativa aos comuns filmes plásticos. 

A partir de aditivos naturais extraídos da jabuticaba que são inseridos em polímeros naturais, o filme, na interação com o alimento, é capaz de sinalizar por meio de sua coloração se o conteúdo ainda é indicado para a alimentação.

Abaixo você encontra o resumo da patente:

A presente invenção refere-se ao campo de embalagens e consiste em um produto caracterizado como um filme biodegradável que possui composição baseada em um polímero natural e incorporação de um aditivo natural obtido de resíduos do processamento da jabuticaba. O filme apresenta potencial para ser aplicado como embalagem inteligente e ativa em produtos alimentícios. As características diferenciadas de filme inteligente e ativo ocorrem devido a presença de compostos bioativos provenientes dos resíduos do processamento da jabuticaba. Por fim, o produto propõe-se a interagir com o alimento durante sua conservação e indicar ao consumidor se o mesmo está próprio para o consumo, característica essa atribuída ao potencial de mudança de coloração da embalagem.