UCAF – APLICAÇÃO PARA PROJETO DE CIRCUITOS INTEGRADOS ANALÓGICOS

Invenção do tipo aplicação para computadores, da qual tem o objetivo, no setor de ensino, de auxiliar no estudo de projetos de circuitos integrados analógicos. Capaz de realizar de forma automatizada o dimensionamento dos dispositivos que compõem o circuito. Sendo útil para “acelerar o tempo”, permitindo ao projetista explorar soluções otimizadas que maximizem o desempenho do circuito gerado.

A ferramenta que também se aplica para design-houses que atuam no projeto de circuitos integrados analógicos e no ensino de microeletrônica, é programada em Matlab para Windows e Linux.

Abaixo você encontra o resumo da patente:

A UCAF é uma ferramenta de auxílio ao projeto de circuitos integrados analógicos capaz de realizar de forma automatizada o dimensionamento dos dispositivos que compõem o circuito. Ela é útil para acelerar o tempo de projeto, permitindo ao projetista explorar soluções otimizadas que maximizem o desempenho do circuito gerado. A entrada da ferramenta é a descrição do circuito em linguagem SPICE e os requisitos de desempenho e a saída é o tamanho dos dispositivos que compõem o circuito de modo a atender aos requisitos.

A UCAF realiza o dimensionamento automático de dispositivos que compõem circuitos integrados analógicos como amplificadores operacionais, comparadores, buffers, etc. Esta ferramenta considera questões como a variabilidade de processo de fabricação dos circuitos (design centering) para o cálculo otimizado dos tamanhos dos dispositivos de forma a otimizar o desempenho do circuito. Além disso, permite a configuração total do usuário em termos de tecnologia de fabricação, topologia do circuito a ser dimensionado, objetivos de otimização e restrições de projeto.