Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Citrus reticulata, sou da família das Rutacea. Por aqui sou conhecida como Bergamoteira.
Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Minha espécie é originária do sudeste tropical e subtropical da Ásia, na região onde hoje estão países como Índia e China. No Brasil, fomos introduzidas na época das primeiras expedições colonizadoras, provavelmente na Bahia, onde encontraram melhores condições para se desenvolver do que nas próprias regiões de origem.
Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima tropical úmido e subtropical. Atualmente, nos encontramos espalhadas por todo o País, em diferentes condições de clima e solo.
Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte mediano e posso atingir até 4 metros de altura.
E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são brancas e cheirosas, semelhantes à laranjeira. Os meus frutos são cítricos de cor alaranjada e sabor adocicado, e na casca tem vitaminas A, B1, B2, Niacina, Vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geleias.
E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e doente, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!
Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Possuo propriedades medicinais, entre as quais consta os benefícios no tratamento de Febres, eliminação de toxinas, gripes, parasitas, regularização do ácido úrico, resfriados, retenção de líquidos, tensão nervosa, verminoses. Também atuo no Combate a falta de vitamina “C”, reumatismo, sou laxante e diurética.
Existe alguma curiosidade sobre a Bergamoteira que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos…
No Brasil, o estado que mais consome bergamota é o Rio Grande do Sul, cerca de 3,800 kilos por pessoa ao ano. Também pudera! Ela é uma ótima companhia para os dias frios, e ainda pode virar suco, geleia, bolo, chá e muitas outras delícias!
É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.
Como citar:
Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. A Bergamoteira. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/bergamoteira/>. Acesso em dia, mês e ano.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
CASAGRANDE, V.; ROMAHN, V. 101 Belas Árvores. Biblioteca Natureza. Editora Europa. 129 p. 2008.
LORENZI, H.; SOUZA, H.M. DE; TORRES, M.A.V. & BACHER, L.B. Árvores Exóticas No Brasil, Madeiras, Ornamentais e Aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 384 p. 2003.
REVISTA NATUREZA. Árvores Ornamentais. Editora Europa. 82 p. 1997.
https://pt.wikipedia.org(Acesso em junho de 2016)
http://serralves.ubiprism.pt(Acesso em junho de 2016)
http://hortaaporta.blogspot.com.br(Acesso em junho de 2016)
http://www.parksaustralia.gov.au/botanic-gardens/pub/aboriginal-plantuse.pdf(Acesso em junho de 2016)
https://noticias.terra.com.br(Acesso em junho de 2016)
https://www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/07/1657979-conheca-dez-curiosidades-sobre-a-mexerica.shtml (Acesso em agosto de 2019).