Educação Ambiental | Programa Arborização Urbana

Educação Ambiental

A segunda fase de implementação do projeto, constitui-se no desenvolvimento de uma proposta de conscientização ambiental construída coletivamente, integrando a universidade e escolas da educação básica do município de Bagé.

Entende-se, nesta perspectiva que a partir de uma metodologia de construção coletiva e respeito aos diferentes saberes e fazeres, poder-se-à vislumbrar uma educação transformadora e criadora de uma nova cultura ambiental.

Nesta proposta, foram integradas universidades, escolas dos diferentes segmentos: estaduais, municipais e particulares e organizações sociais.


EIXOS DO PROGRAMA:

Eixo 1: SENSIBILIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO, objetiva desenvolver a sensibilidade dos sujeitos participantes da proposta, a fim de garantir a conscientização, mobilização e intervenção social necessárias para a transformação da realidade.

Eixo 2: INVENTÁRIO, MANEJO ARBÓREO E AVALIAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR visa o  levantamento e diagnóstico das necessidades do espaço físico, e a partir de um olhar técnico, avaliando a sanidade das árvores existentes e apontando as principais necessidades de intervenção para a melhoria do ambiente. O processo é feito com suporte técnico dos coordenadores conjuntamente com os colaboradores da escola, que apontam as principais necessidades de intervenção como podas, limpezas, supressão, proteção, tratamentos fitossanitários e plantio.

Eixo 3: PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS propõe a aplicação pratica do conhecimento elaborado através da execução de ações, tais como implantação de estufa-escola, coleta se sementes e produção de mudas para plantio.