Limoeiro | Programa Arborização Urbana

Limoeiro

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Citrus limon, sou da família das Rutaceaes. Por aqui sou conhecido como Limoeiro.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Sou originária da Ásia. 

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto de clima equatorial, mediterrâneo, subtropical e tropical.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte médio e posso atingir entre 3 a 3,5 metros de altura.

E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são elípticas a lanceoladas, verdes e coriáceas, dispostas alternadas. As inflorescências surgem em cachos e são compostas de flores axilares, alvas ou róseas, muito perfumadas e atrativas para as abelhas.

Como tuas folhas se comportam no outono? Não perco minhas folhas.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? 

Minha seiva tem ampla utilização na culinária, no tempero de frutos do mar, aves e suínos, além de servir para o preparo de sucos, refrigerantes, doces e drinques, entre estes a popular caipirinha. Da minha casca extraem-se essências aromáticas usadas na indústria de perfumes, farmacêutica, de produtos de limpeza e higiene pessoal e no preparo de licores.

Existe alguma curiosidade sobre o Limoeiro que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos…

Possuo várias propriedades medicinais, nas quais destaca-se, antibiótica, adstringente, antiespasmódica, anti-inflamatória, antisséptica, antitérmica, clareadora da pele, depurativa, diurético, expectorante, sedativa e sudorífera.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O braquiquito. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/limoeiro/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

https://www.jardineiro.net/plantas/limao-citruslimon.html (Acesso em agosto de 2019).

https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/noticia/2018/10/o-que-fazer-para-combater-cochonilha-verde-no-limoeiro.html (Acesso em agosto de 2019).