Arborização Urbana e Inclusão Social | Programa Arborização Urbana

Arborização Urbana e Inclusão Social

“Arborização Urbana e Inclusão Social”
30 de outubro de 2019 na Praça do Coreto.

No ano de 2019, o programa entra numa nova etapa voltada para a INCLUSÃO SOCIAL.

Considerando a relevância da temática, que tem como princípios oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, pretende-se agregar ao trabalho ferramentas voltadas ao atendimento das necessidades especiais, que possibilitem o acesso e interação de deficientes auditivos e visuais com as informações sobre as arvores existentes nas praças da cidade.

Assim, nasce o projeto piloto na Praça do Coreto, em Bagé, que será lançado no dia 30 de outubro de 2019.

Objetivo:

Como projeto de Responsabilidade Social, ampliar o trabalho de educação Ambiental para outros grupos da sociedade que não tem acesso às informações sobre a arborização urbana, desenvolvendo ferramentas voltadas ao atendimento das necessidades especiais com ênfase em grupos de cegos e surdos.

Materiais utilizados:

O material produzido voltado para o atendimento de necessidades especiais é composto por:

• Totem central com linguagem universal contendo informações sobre o programa para leitores em geral, lista das espécies em braile e mapa tátil demonstrando a localização das árvores identificadas com QRCode, para utilização de cegos;
  • Placas individuais em 44 espécies de árvores do total de 168 exemplares existentes na Praça do Coreto, contendo informações sobre a espécie para o público em geral e QRCode com link para vídeo em libras, produzido na UNIPAMPA, voltado para a comunidade surda.
Toten central, com leitura em Braile.
Placa de identificação com QRCode para vídeo em LIBRAS

Responsabilidade Social:

Adicionalmente, o projeto é uma relevante ação de Responsabilidade Social, no momento em que empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, demonstrando uma gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros e comunidade em que está inserida.

Mapa de localização das árvores identificadas com placas de QRCode, na Praça do Coreto

Apoiam este projeto: