Cerejeira | Programa Arborização Urbana

Cerejeira

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Eugenia involucrata, sou da família das Myrtaceae. Por aqui sou conhecida como Cerejeira, Cereja-do-rio-grande ou Cerejeira-do-mato.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Sou uma árvore brasileira (de Minas Gerais ao Rio Grande do Sul), e ocorro também na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima tropical e subtropical.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? nas cidades eu tenho porte médio, podendo atingir de 5 a 8 metros de altura. Já nas matas, posso crescer até 15 metros de altura.

E como são tuas flores, folhas e frutos? Minhas folhas são simples, verde-claras e brilhantes, medindo de 5 cm a 10 cm de comprimento por 2 cm a 3 cm de largura.

Os meus frutos tem polpa comestível, agridoce, e suculento. Cada fruto possui em média duas sementes. Meus frutos têm coloração vermelha a negra quando maduras. A média de tempo para desenvolvimento dos meus frutos é de 43 dias.

Cereja-do-rio-grande | Plantas Medicinais - Aromáticas - Condimentares
Imagem do fruto da Cerejeira

As minhas flores são solitárias, pentâmeras e brancas. O centro da flor é caracterizado por numerosos e longos estames, com anteras amarelas.

Cereja do rio grande – eugenia involucrata – MyBonsai.com.br
Imagem da flor da Cerejeira.

Como tuas folhas se comportam no outono? Sou uma árvore decídua. Eu perco minhas folhas para economizar energia no frio. Mas não é preciso me podar, porque depois minhas folhas crescerão novamente e eu voltarei a ficar exuberante. Também não precisa varrer minhas folhas, porque elas ficam muito belas quando caem no chão, além do que as folhas viram adubo, alimentando nosso solo.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Meus frutos são comestíveis e muito saborosos, aproveitados para doces, geleias, licores e consumo in natura.  Na medicina popular, minhas folhas são empregadas em forma de chás, com ação antidiarreica e digestiva.

Existe alguma curiosidade sua que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… Sou uma árvore extremamente ornamental, sendo utilizada no paisagismo, principalmente na arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Sou muito cultivada em pomares domésticos de toda a região sul do país. Sou também avidamente consumidos pelos pássaros. Sou uma espécie bastante interessante para plantio em áreas degradadas de preservação permanente. Outra curiosidade é que o meu tronco belíssimo,  muda de cor periodicamente, passando do verde ao vermelho-ferrugíneo intenso.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O algarrobo. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/cerejeira/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

CASAGRANDE, V.; ROMAHN, V. 101 Belas Árvores. Biblioteca Natureza. Editora Europa. 129 p. 2008.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. DE; TORRES, M.A.V. &amp;

https://pt.wikipedia.org (Acesso em junho de 2019)

https://www.embrapa.br/florestas/busca-de publicacoes/-/publicacao/578655/cerejeira—eugenia-involucrata (Acesso em janeiro de 2020)

http://www.plantasonya.com.br/frutiferas/cerejeira-do-mato-eugenia-involucrata.html (Acesso em janeiro de 2020)