Ameixeira do Pará em LIBRAS

Ameixeira do Pará

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Eriobotrya japonica , sou da família das Rosaceaes. Por aqui sou conhecida como ameixeira amarela, nêspera, nespereira, magnório, Ameixa japonesa, Ameixa do Japão, Ameixa do Pará, Ameixeira japonesa.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Minha origem é do Japão. No Brasil, me desenvolvo bem em todas as regiões.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima Subtropical, Temperado e Tropical.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte médio e posso atingir de 4 até 10 metros de altura.

Imagem da árvore Ameixeira do Pará.

E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são pequenas e estão presentes em mim desde o outono, início do inverno. Os meus frutos são de coloração amarela, amadurecem no inverno e início da primavera, e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, possuindo uma fina casca que pode ser facilmente puxada quando a fruta está madura. São comparados à maçã em muitos aspectos, como a presença de alto  açúcar, acidez e pectina.

Imagem da flor da Ameixeira do Pará.
http://www.jardineiro.net/wp-content/uploads/2014/01/2884285293_bd7fdefc46_z.jpg
Imagem do fruta da Ameixeira do Pará.
Imagem do interior do fruto da Ameixeira do Pará com semente.

Como tuas folhas se comportam no outono? Eu não perco minhas folhas para economizar energia no frio. Sou uma árvore perenifólia.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Meus frutos. São consumidos in natura e combinam bem com outras frutas frescas ou em saladas de frutas. Também são muito usadas para geleias e são apreciados em compotas. Um tipo de meu fruto em calda é usado na medicina tradicional chinesa como expectorante para acalmar a garganta e podem também ser usadas para fazer vinho ou licor, onde se utiliza a fruta em si ou apenas as sementes.

Existe alguma curiosidade sobre a Ameixeira do Pará que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… 
Somos fáceis de crescer e, por isso, também somos cultivadas como árvores ornamentais. Bastante interessante para pomares domésticos, pois além de ornamental e frutífera, sou muito resistente as pragas e doenças, não exigindo a aplicação de defensivos químicos, ao contrário de outras frutíferas mais populares. Sou também uma
opção excelente para atrair a avifauna silvestre para o quintal. Minha copa cheia e com
folhas grandes conferem sombra e um visual bastante tropical ao jardim.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O braquiquito. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/ameixeira-do-para/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

CASAGRANDE, V.; ROMAHN, V. 101 Belas Árvores. Biblioteca Natureza. Editora Europa. 129 p. 2008.LORENZI, H.; SOUZA, H.M. DE; TORRES, M.A.V. &amp; BACHER, L.B. Árvores
Exóticas No Brasil, Madeiras, Ornamentais e Aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 384 p. 2003.
REVISTA NATUREZA. Árvores Ornamentais. Editora Europa. 82 p. 1997.
https://pt.wikipedia.org(Acesso em junho de 2016);
http://serralves.ubiprism.pt(Acesso em junho de 2016);
http://hortaaporta.blogspot.com.br(Acesso em junho de 2016);
http://www.parksaustralia.gov.au/botanic-gardens/pub/aboriginal-plantuse.pdf(Acesso em junho de 2016);
https://noticias.terra.com.br(Acesso em junho de 2016).