Nossa História | Programa Arborização Urbana

Nossa História

Como tudo começou…

O programa “Arborização Urbana” teve sua origem através de demanda da sociedade civil que demonstrando preocupação com a falta de conservação das árvores existentes no meio urbano, desencadeou um movimento que uniu diversos segmentos que impulsionaram o poder público a tomar inciativas para a recuperação do parque arbóreo da cidade de Bagé.

Assim, numa perspectiva de gestão de arborização urbana responsável e compartilhada, comprometida com a integração social e sustentabilidade ambiental, instituições de ensino superior (UNIPAMPA, Faculdade IDEAU, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense),  organizações não governamentais (ECOARTE e Instituto de Permacultura) e apoio do poder público (SEMAPA,  SMED e 13ª CRE), uniram forças para implantar junto à comunidade uma nova cultura de sustentabilidade através do ecossistema urbano.

Inicio do trabalho de Inventário Arbóreo na Praça da Estação.

O que já aconteceu até aqui…

Iniciado em Bagé no ano de 2014 com o projeto de pesquisa de Inventário da Arborização Urbana, foi ampliado em 2016 com ações de educação ambiental, tendo a inserção da rede de ensino. Ganhou destaque pelo aspecto da inovação tecnológica a baixo custo, por meio do uso do QR CODE na arborização urbana. Em 2017 o programa foi ampliado incluindo outros projetos: Inventário Arbóreo no Município de Dom Pedrito/RS; Jogos Didáticos em Educação Ambiental e Arborizar: Indo Além dos Plantios. Em 2018, o programa está voltado para o resgate histórico que relacione as árvores e seu significado para o desenvolvimento da cidade, considerando que a vegetação é um dos componentes mais expressivos da paisagem urbana, e desempenha um papel fundamental para compor e qualificar a cidade.

Fundação Bidart e a valorização do pátio escolar

O programa constitui-se em uma ferramenta de integração das pessoas e transformação de atitudes com o entorno ambiental que as cercam.

O que fazemos…

Diferencia-se dos demais projetos de educação ambiental por não implementar apenas ações de plantios de árvores, mas principalmente o impulso para a conservação e manutenção das existentes e consolidadas.

Escola Manoela Teiltelrroit

Nas atividades do programa, são oferecidas à sociedade: palestras de sensibilização ambiental, oficinas sobre podas e manejo da arborização, inventário arbóreo nas escolas, capacitação de professores, alunos e funcionários sobre cuidados com a arborização. Além disso, realizamos eventos, como atividade integrada no Dia da Árvore; Curso de Introdução a Permacultura no IPEP;   Seminário de Arborização Urbana (duas edições) e publicação da  Revista de Arborização Urbana (Volumes I e II).