Amoreira-preta | Programa Arborização Urbana

Amoreira-preta

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Morus nigra, sou da família das Moráceas. Por aqui sou conhecida como amoreira-preta.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Sou natural da China. No Brasil, me desenvolvo bem em todas as regiões.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima temperado quente, mas tolero bem climas subtropicais e tropicais de altitude. Eu me adapto a qualquer tipo de solo, mas prefiro os solos úmidos e profundos.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte médio, cresço rápido e posso atingir até 10 metros de altura.

E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são pequenas, colorindo o inverno de cor branco-amarelada. Meus frutos são de coloração vermelho-escura, quase preta quando maduros, enchendo a primavera com meu sabor sem igual, os quais são muito apreciados pelas aves.

Como tuas folhas se comportam no outono? Eu perco todas minhas folhas para economizar energia no frio. Mas não precisam me podar, porque depois minhas folhas crescerão novamente e eu voltarei a ficar exuberante. Além disso, eu produzo florzinhas no inverno, então se me cortarem ficarão sem minhas deliciosas amoras.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Os meus frutos são comestíveis, sendo muito usados no preparo de geleias e outros doces e bebidas. Meus frutos fazem muito bem à saúde, pois são ricos em vitaminas A e C e minerais como magnésio e ferro. No mundo inteiro as pessoas plantam amoreiras nos pomares e jardins. Para produzirem mudas, eu me reproduzo por estacas, isto é, partes de mim como galhos, podem formar outras plantas iguais a mim.

Existe alguma curiosidade sobre a amoreira que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… O homem também utiliza minhas folhas para servir de alimento para o bicho-da-seda. O bicho-da-seda é a lagarta de uma mariposa também originária da China. Ao se alimentar das folhas das amoreiras o bicho-da-seda produz a seda, que é uma fibra natural que produz um tecido leve, macio e brilhante. Existem várias lendas para explicar o descobrimento do uso da seda. Conta-se que uma jovem imperatriz chinesa estava tomando chá abaixo de uma amoreira. De repente, um casulo do bicho-da-seda caiu em seu chá fervente. Conforme o casulo foi amolecendo ela o desenrolou, obtendo um lindo fio, brilhante e leve.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte. Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. A Amoreira Preta. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/amoreira-preta/>. Acesso em dia, mês e ano.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

CASAGRANDE, V.; ROMAHN, V. 101 Belas Árvores. Biblioteca Natureza. Editora Europa. 129 p. 2008.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. DE; TORRES, M.A.V. & BACHER, L.B. Árvores Exóticas No Brasil, Madeiras, Ornamentais e Aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 384 p. 2003.

REVITA NATUREZA. Árvores Ornamentais. Editora Europa. 82 p. 1997.

http://www.jardiland.pt (Acesso em junho de 2016)

https://pt.wikipedia.org (Acesso junho de 2016)

http://www.minhavida.com.br (Acesso junho de 2016)

http://www.anda.jor.br (Acesso junho de 2016)