Revistas | Programa Arborização Urbana

Revistas

Em 2016, com o apoio da artista gráfica Tatiana Cavaçana, da RAMA PERMACULTURA/IPEP, lançamos a primeira revista do programa de arborização urbana, escrita conjuntamente por coordenadores do programa, escolas e colaboradores.

De acordo com nossa projetista, carinhosamente conhecida como Tati, “foi uma alegria sintetizar o os resultados daquele ano na revista, eles vieram do trabalho de 3 eixos que funcionavam juntos”. Os quais foram:

1. o inventário arbóreo
2. sensibilização
3. podas, plantios e as ações práticas nas escolas.

Em referencia ao 2º volume (2017), Tati Cavaçana fez o seguinte registro no Instagram Rama Permacultura | IPEP

“Nesse dia da árvore quero compartilhar um dos resultados do time que trabalha tanto pelas árvores urbanas: nossa revista (…) Privadas das suas comunidades de plantas na maioria das vezes, as árvores urbanas ainda sofrem o descaso oferecido pela ignorância humana nas podas arboricidas, nos pregos para pendurar lixo, nos pedidos de supressão infundados. Por isso organizamos nossa Comissão de Arborização Urbana municipal, nos juntamos: universidades, escolas, civis interessados, institutos e a Escola Rama para compor um grupo que há três anos tem feito tanto pelo parque arbóreo de Bagé”.

Depois dessas revistas, a edição lançada em 2019 virou o lindo livro, “Irmã Árvores: ser incrível do reino vegetal”, escrito pelas mãos e coração de Tati Cavaçana e João Rockett, com revisão de Ketleen Grala e apoio da PROEXT/Unipampa,  com recursos financeiros do Edital PAPEC/2019.

Livro Irmã Árvore, 2019