Canforeira | Programa Arborização Urbana

Canforeira

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Cinnamomum camphora, sou da família das Lauráceas. Por aqui sou conhecida como Canforeira.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Sou nativa do Extremo Oriente, particularmente do Taiwan, do Japão e da China meridional.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto do clima tropical.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Sou de grande porte, atinjo até 20 metros de altura.

E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são brancas e pequenas e os frutos arredondados, de cor avermelhada. Me reproduzo por sementes.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? A cânfora extraída de mim é utilizada na fabricação de plásticos, celuloide, incenso e medicamentos.

Existe alguma curiosidade sobre a Canforeira que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… Dizem que meu cheiro é inibidor de aranhas e traças.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. A Canafístula. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/canforeira/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinnamomum_camphora (Acesso em agosto de 2018)

http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com/2008/11/canforeira-cinnamomum-camphora.html (Acesso em agosto de 2018)

https://biomania.com.br/artigo/canfora (Acesso em agosto de 2018)

http://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2018/06/canforeiro-cinnamomum-camphora.html (Acesso em agosto de 2018)