Chal-Chal | Programa Arborização Urbana

Chal-Chal

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Allophylus edulis, sou da família das Sapindaceae. Por aqui sou conhecida como Chal-chal, Fruta-do-pombo, Baga-de-morcego, Vacum, Vacunzeiro, Murta-branca  ou Chala-chala.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Ocorro na maioria das formações florestais brasileiras, desde a floresta Amazônica até a Mata Atlântica, bem como em outras formações da América do Sul.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima tropical e subtropical.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte médio, podendo atingir de 6 metros a 10 metros de altura.

Imagem da árvore Chal-Chal.

E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são branco-esverdeadas, bem pequenas e fornecem néctar para as abelhas.

Allophylus edulis - chalchal, cocó, cocú, kokú, wakú
Imagem da flor e folhas da Chal-Chal.

Meus frutos são ovoides, pequenos, vermelhos, de casca lisas e de até 8 mm de comprimento. Embora meus frutos tenham pouca polpa, eles são comestíveis, doces.

Allophylus edulis | Atlasveg
Imagem do fruto da Chal-Chal.

Como tuas folhas se comportam no outono? Sou uma árvore semidecídua.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Sou uma espécie de uso ornamental e paisagístico e minha madeira tem valor econômico secundário, sendo utilizada para lenha e também para confecção de cabos de ferramentas.

A infusão de minhas folhas é utilizada na medicina popular contra problemas hepáticos, febre, hipertensão, disenteria, icterícia, inflamações da garganta e afecções digestivas e intestinais.

Meus frutos podem servir de base para o preparo de sucos, licores e também para a produção de uma bebida indígena fermentada de aspecto vinoso conhecida como “chicha”. A polpa de meus frutos também pode ser consumida da mesma forma que o açaí.

Existe alguma curiosidade sua que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… O popular chal-chal na língua indígena Guarani é chamado de erembiú e significa “comida de pomba”. Já o meu nome científico, Allophylus edulis, vem do latim onde edulis significa comestível, o que confirma a minha propriedade gastronômica. Muitas aves como, sabiás, sanhaçus, bem-te-vis e trinca-ferro-verdadeiros são comumente encontradas apreciando meus frutos. Além das aves, quem também aprecia muito os meus frutos são os bugios.

Chal-Chal - Allophylus edulis
Imagem de um pássaro comendo o fruto da Chal-Chal.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O algarrobo. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/chal-chal/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

CASAGRANDE, V.; ROMAHN, V. 101 Belas Árvores. Biblioteca Natureza. Editora Europa. 129 p. 2008.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. DE; TORRES, M.A.V. &amp;

https://pt.wikipedia.org (Acesso em junho de 2019)

https://apremavi.org.br/chal-chal-a-arvore-preferida-dos-bichos/ (Acesso em janeiro de 2020)