O QR CODE na Praça das Carretas | Programa Arborização Urbana

O QR CODE na Praça das Carretas

“Conhecendo as árvores da sua cidade”
21 de setembro de 2016 na Praça das Carretas.

O uso do QRCode na arborização urbana tornou-se uma marca registrada do programa, com caráter inovador e ação pioneira referência em nossa região, no ano de 2016, o código foi implantado na Praça das Carretas como um projeto-piloto.

A utilização do código  de barras 2D denominado QR CODE teve como objetivo proporcionar a comunidade o acesso às informações com o uso de celulares ou tablets, sobre as pesquisas no inventário arbóreo, onde o leitor se depara com uma leitura agradável na forma de um diálogo da árvore com uma pessoa,  utilizando uma linguagem simples e com termos regionais.

Como meio de divulgação e lançamento da primeira implantação dos códigos QRs na cidade, foi organizado um evento no Dia da Árvore (21 de setembro) onde houve a interação entre escolas, universidades  e a natureza. Previamente, foi confeccionado um guia prático com breves instruções sobre o download e uso do aplicativo leitor de código QR e distribuído nas escolas,  objetivando preparar a comunidade para receber as informações contidas nos códigos. Dentre as atividades realizadas aconteceram mostras dos trabalhos das escolas participantes do programa, abraço coletivo à praça e apresentações artísticas. Como resultados tivemos pleno sucesso no evento, onde mais de 500 pessoas participaram das atividades.

Assim, o projeto busca popularizar os resultados obtidos no inventário arbóreo, compartilhando com a comunidade os preceitos de responsabilidade social e ambiental com o meio ambiente em que vivemos.

Grupo de alunos de escola municipal conhecendo o projeto.

Evento:

Confira alguns clicks dos momentos que aconteceram neste dia:

Grupo de alunos da Escola Espirito Santo, apresentando o QR CODE para identificação das árvores.
Abraço coletivo na Praça.
Mostra cultural: Dança encenando o plantio de uma árvore, por alunos da Escola Bidart.