Jambolão | Programa Arborização Urbana

Jambolão

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Syzygium jambolanum, sou da família das Myrtaceae. Por aqui sou conhecida como Azeitona, Azeitona da terra, Jalão, Jambuí, Jamelão.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Minha origem é da Índia, Indonésia e China. No Brasil, me desenvolvo bem em todas as regiões.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima tropical, mas posso ser cultivada em todo o território brasileiro, suportando baixas temperaturas (até -2ºC).

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte alto e posso atingir de 15 até 20 metros de altura.

E como são tuas flores e frutos? Minhas flores são pequenas, são hermafroditas, brancas ou amareladas, com longos e numerosos estames e reúnem-se em rácemos terminais, e estão presentes em mim de setembro à novembro. Os meus frutos amadurecem de janeiro à maio. Os frutos, de polpa suculenta, são do tipo baga, pequenos, como as azeitonas verdadeiras (Olea europea), de coloração branca que gradativamente torna-se vermelha e posteriormente preta, quando maduros. De sabor doce, porém um pouco adstringente, são em geral agradáveis ao paladar. Podem ser consumidos na forma natural ou processados em compotas, licores, vinhos, tortas, doces entre outros.

Como tuas folhas se comportam no outono? Eu não perco minhas folhas para economizar energia no frio. Sou uma árvore perenifólia e de folhas aromáticas.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? As partes mais utilizadas são os frutos, sementes, casca do caule e as folhas e são ricas em substâncias com potencial antioxidante, como flavonoides, taninos, antocianinas e outros constituintes fenólicos. 

Existe alguma curiosidade sobre o Jambolão que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… 

Possui propriedades terapêuticas, como estimulante gastrointestinal, adstringente, calmante, diurético, hipoglicemiante, antibiótica, sendo indicado para diabetes, afecções gástricas, afecções pancreáticas, diarreia, disenteria, hemorragias, espasmos, infecções, flatulência, afecções respiratórias. Pesquisas recentes apontam que o extrato das cascas tem capacidade em potencial de destruir células cancerígenas. 

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O braquiquito. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/jambolao/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

CASAGRANDE, V.; ROMAHN, V. 101 Belas Árvores. Biblioteca Natureza. Editora Europa. 129 p. 2008.

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. DE; TORRES, M.A.V. & BACHER, L.B. Árvores Exóticas No Brasil, Madeiras, Ornamentais e Aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 384 p. 2003.

REVISTA NATUREZA. Árvores Ornamentais. Editora Europa. 82 p. 1997.

https://pt.wikipedia.org(Acesso em junho de 2016)

http://serralves.ubiprism.pt(Acesso em junho de 2016)

http://hortaaporta.blogspot.com.br(Acesso em junho de 2016)

http://www.parksaustralia.gov.au/botanic-gardens/pub/aboriginal-plantuse.pdf(Acesso em junho de 2016)

https://noticias.terra.com.br(Acesso em junho de 2016)