Arborizar o Campus Bagé da Unipampa é um desejo antigo. Desde o estabelecimento da comunidade universitária em 2011 tem sido executados plantios de mudas arbóreas. Atualmente, as árvores que foram plantadas naquele período são representados apenas pelos ipês amarelos adultos na área do estacionamento.
Fotos: Vanessa Rosseto.
Em novembro de 2014 foi executado um plantio de maior abrangência, no qual foram plantadas 82 mudas, priorizando espécies nativas, adaptadas à região. A proposta foi gerenciada pelos técnicos administrativos em educação Vanessa Rosseto, Giovani Andreoli e Ketleen Grala. Devido a baixa adesão de pessoas após o plantio, com cuidados realizados em ações pontuais, observou um declínio da sanidade das mudas. Além disso, muitas árvores foram quebradas pela ação de cavalos e pessoas, folhas cortadas pelas formigas cortadeiras, entre outras dificuldades.
Mudas doadas pelo horto municipal de Candiota e CRM. Fotos: Giovani Andreoli.
Plantio de mudas arbóreas em 2014 no Campus Bagé-Unipampa. Fotos: Giovani Andreoli.
Como resultado em 2017 observou-se que das 82 mudas plantadas em 2014, apenas 40 delas sobreviveram, observando-se assim uma mortalidade de quase 50% em menos de três anos.
Era necessário repensar a arborização e pensar em novas estratégias…
Elaboração do texto: Vanessa Rosseto (coordenadora do projeto de extensão Arborizar: indo além dos plantios)