Escolas 2024 | Programa Arborização Urbana

Escolas 2024

O projeto em 2024 foi ampliado para incluir as escolas E.M.E.F. Reny Collares e E.M.E.F. Nicanor Peña, fortalecendo as atividades ambientais em um trabalho conjunto com as instituições para fomentar a conscientização ecológica entre alunos e professores.

Entre as principais ações, estão:

  •  Captação de professores: Professores foram orientados a integrar o tema ambiental em diversas disciplinas, incluindo ciências, português, geografia e história. O treinamento proporcionou uma visão interdisciplinar, com estratégias pedagógicas para discutir a preservação das espécies nativas do Bioma Pampa. Esse preparo assegura que os temas ambientais sejam abordados de forma abrangente e significativa no contexto escolar.
    Fonte: Acervo do projeto, 2024.

     

  • Roda de conversa com bolsista do projeto: A troca de ideias com a bolsista do projeto incentivou os professores a desenvolverem atividades que conectem teoria e prática, promovendo a compreensão da importância das árvores e da conservação do Bioma Pampa no cotidiano dos alunos. Essa abordagem colaborativa enriqueceu o currículo escolar, tornando o aprendizado mais relevante e adaptado ao contexto de cada escola.
Fonte:Acervo do projeto, 2024.
  • Leitura da paisagem no ambiente escolar: Com a permacultora Tatiana Cavaçana, foi realizada uma análise detalhada da paisagem escolar, indispensável para o planejamento estratégico do plantio das árvores. O estudo levou em conta fatores como localização e escolha de espécies adequadas, assegurando que o plantio ocorra de maneira integrada e sustentável.
    Fonte: Acervo do projeto,2024.

     

  • Estudo das Espécies do Bioma Pampa com Biólogo Rodrigo:  Apresentou espécies nativas para estudo e contribuiu para a identificação de espécies já presentes nas áreas escolares, enriquecendo a pesquisa dos alunos. Esse estudo fundamenta a criação de placas de identificação e aproxima os alunos da biodiversidade local, fortalecendo a valorização do Bioma Pampa.
Fonte: Acervo do projeto, 2024.