Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Tecoma stans , sou da família das Bignoniaceae. Por aqui sou conhecida como Ipêzinho-de-jardim, Bignonia-amarela, Sinos-amarelos, Guarã-guarã, ou Carobinha.
Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Minha origem é Estados Unidos, México, Guatemala, América do Sul (Exceto Brasil).
Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente de clima Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Sou uma arvoreta bastante ramificada. Posso alcançar de 4 a 6 metros de altura.
E como são tuas flores e frutos? Minhas flores tem forma de tubos, são amarelas e são muito parecidas com as do Ipê-amarelo (Tabebuia spp). A floração é maior nos meses mais quentes, mas pode perdurar durante o outono. Floresço e frutifico durante todo o ano, porém em maior abundância de abril-julho. Se quiserem produzir mudas utilizem em forma de estacas, utilizem também as minhas sementes.
Como tuas folhas se comportam no outono? Sou uma árvore perenifólia, quer dizer, não perco minhas folhas no período de frio.
E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!
Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? A infusão da minha raiz é utiliza em medicina popular como diurético, tônico e vermífugo.
Existe alguma curiosidade sobre o que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos…
Sou considerada uma infestação séria em pastos em todo o país, mas afeta principalmente o Paraná e a Serra Gaúcha pois abafo a vegetação nativa por formar aglomerados densos, e com isso retardo a regeneração de áreas degradadas, diminuindo a biodiversidade por dominar os locais onde me instalo e inutilizo pastos.
É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.
Como citar:
Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O braquiquito. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/ipezinho-de-jardim/>. Acesso em dia, mês e ano.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
https://www.cultivando.com.br/ipe-de-jardim-tecoma-stans/ ( 18 de Agosto de 2019)
https://www.jardineiro.net/plantas/ipe-de-jardim-tecoma-stans.html ( 18 de Agosto de 2019)
http://museunacional.ufrj.br/hortobotanico/arvoresearbustos/Tecoma%C2%A0stans.html (18 de Agosto de 2019)