Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Olea europaea, sou da família das Oleáceas. Por aqui sou conhecida como Oliveira.
Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Sou do sul do Cáucaso, das planícies altas do Irã e do litoral mediterrâneo da Síria e Palestina, expandindo posteriormente para o restante do Mediterrâneo.
Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto de clima subtropical.
Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte médio e atinjo até 15 metros de altura.
E como são tuas flores e frutos? Minhas flores estão presentes em mim de abril a junho. Os meus frutos são drupas, conhecidos como azeitonas, ricas em azeite. Se quiserem produzir minhas mudas utilizem as minhas sementes.
E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito!
Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Meus frutos são responsáveis pela prosperidade de muitos povos que aprenderam a extrair o azeite. Minha madeira é resistente e serve para pequenas peças de mercenária.
Existe alguma curiosidade sobre o manacá-de-cheiro que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos… Sou citada na Bíblia em várias passagens, tanto minha árvore como meus frutos. Sou conhecida pela minha longevidade. Estima-se que algumas das oliveiras presentes em Israel nos dias atuais devam ter mais de 2500 anos de idade. Em Santa Iria de Azóia, Portugal, existe uma oliveira com 2850 anos.
É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte. Como citar:
Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. Oliveira. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/oliveira/>. Acesso em dia, mês e ano.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
http://www.fazfacil.com.br (Acesso em julho de 2016)
http://www.floradaspalmeiras.com.br (Acesso em julho de 2016)
https://pt.wikipedia.org (Acesso em julho de 2016)
http://www.paisagismodigital.com (Acesso em julho de 2016)
http://www.florestar.net (Acesso em julho de 2016)
http://www.floresefolhagens.com.br (Acesso em julho de 2016)
www.esalq.usp.br (Acesso em julho de 2016)