Pinheiro Australiano | Programa Arborização Urbana

Pinheiro Australiano

Olá linda árvore. Que nome os cientistas te deram? E como és conhecida nesta querência? Meu nome é Araucaria bidwillii Hooker, sou da família das Araucariaceae. Por aqui sou conhecida como pinheiro australiano.

Tu és daqui ou de longe? E quais são os teus domínios? Minha origem é Australiana (Queensland). Porém sou encontrada cultivada em diversas regiões do mundo.

Em que tipo de ambiente tu gostas de viver? Eu gosto principalmente em regiões frias e em  regiões de altitude como Sudeste e Sul. Sou imponente e a cor da minha folhagem é vibrante.

Estás crescendo. Até que tamanho tu podes atingir? Eu tenho porte grande e posso atingir até 50 metros de altura e meu tronco atinge 1 a 1,2 metros de largura.

E como são tuas flores e frutos? Minha folhagem é composta de folhas finas e quando novas têm cor verde mais clara e brilhantes, posteriormente são estreitas e rígidas com uma ponta afiada. Os meus frutos são os cones que produzem as   as pinhas, muito grandes  e podem chegar a pesar de 5 até 10 quilos, são cones solitários, cilíndricos, verdes escuro, produzidos nas extremidades de pequenos ramos laterais. Os cones de sementes são produzidos entre dezembro e março, geralmente aparecem em abril e caem em setembro ou outubro, abrigando cerca de 100 sementes de pinhas. Se quiserem produzir mudas de pinheiro australiano utilizem as minhas sementes, podem ser colocadas em sacos de cultivo com substrato de terra, areia e argila com adubo animal curtido, em partes iguais. O meu plantio definitivo se faz com plantas já formadas com tamanho padrão de viveiro que é de 1,80 até 2,20 metros de altura. 

Como tuas folhas se comportam no outono? Não perco minhas folhas, minha folhagem é perenifólia ou perene isto é são duradouras, inacabáveis, abundantes. Minhas folhas são lanceoladas ( isto é em forma de lança), duras e brilhantes, de cor verde clara, com ponta curva e pontiaguda.

E falando sobre poda. Ela é necessária? Em ambiente natural não precisamos de poda. Nas cidades as pessoas nos podam para que possamos conviver com a infinidade de coisas construídas pelo homem. Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e doente, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta. Esta ferida é uma porta de entrada para umidade e organismos que me causam doenças, como fungos, cupins e outros. Além disso, os rebrotos que se formam após a poda se quebram facilmente, pois não tem ligação com o “esqueleto” da árvore. Por favor, cuidem de nós com carinho e respeito

Tu és muito boa para o homem, mas muitas vezes o ser humano não é bom contigo. Que partes tuas são usadas pelo homem e quais os usos? Sou  usada em marcenaria. Os pinhões que produzo são fonte de alimentação para a população nativa,posso ser consumida, crua, cozida ou assada como uma espécie de pão.

Existe alguma curiosidade sobre o você que queiras dizer para nós? Vamos, conte teus segredos   Sou considerada uma uma árvore sagrada para o povo Aborígene, que me chamavam de Bunia, Bonie, Bunii ou Bunia-bunia, conforme as diferentes tribos e as diferentes transcrições europeias do nome original da árvore. As minhas sementes são comestíveis, semelhantes ao pinhão e foram um importante alimento para eles, que as consumiam cruas ou moídas e assadas numa espécie de pão.

É permitida a reprodução parcial ou total do texto desde que citada a fonte.

Como citar:

​Rosseto, V.; Sampaio, T. M.; Oliveira, R.; Grala, K. O Pinheiro Australiano. Disponível em: <https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/pinheiro-autraliano/>. Acesso em dia, mês e ano.


BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:

LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.

https://sites.unicentro.br/wp/manejoflorestal/10867-2/ ( Acesso em Setembro de 2019).

https://www.conhecimentogeral.inf.br/araucaria_bidwillii/ ( Acesso em Setembro de 2019).

https://www.fazfacil.com.br/jardim/pinheiro-bunia-araucaria-bidwillii/ (Acesso em Setembro de 2019).