Oficina: Contação de histórias

A oficina Contação de Histórias, ministrada pela Profa. Vera Regina Rodrigues Ferreira, dia 4 (quatro) de setembro, foi a quarta oficina oferecida pelas Capacitações PET. A professora ministrante iniciou a oficina contextualizando os participantes quanto à importância de despertar nos alunos o gosto pela leitura, na sequência falou que na educação infantil a leitura é até lançada para os alunos, nos anos iniciais também, já nos anos finais tem mais o caráter de cobrança, de realização de fichas de leitura. Sendo assim, muitas vezes na escola o aluno não se interessa pela leitura, já que a leitura dos livros é vista como trabalho final que vale nota.

Na sequência, a ministrante apresentou em PowerPoint as diferentes dinâmicas e técnicas existentes para contar histórias, dentre elas destacou: fantoches, varal, história no retroprojetor, história encantada, dramatização, avental mágico, cineminha, teatro de sombras, álbum sanfonado, parlenda, trava-línguas, adivinhações, formuletas e cantigas de roda. Na medida em que apresentava, a professora falava das características de cada método. Logo após, expôs os critérios essenciais para ser um bom contador de histórias, e explicou um por um. São eles: utilizar uma história curta, ser natural, evitar gestos, vozes e ruídos excessivos, ser fiel ao texto, não explicar demais, levar em conta que uma história é um ponto de encontro e um ponto de partida, e que a história representa um papel que pode ser literário e estimulante para quem ouve e para quem conta.  Na continuidade, a ministrante falou que devemos escolher a história conforme a fase infantil que a criança estiver.

Para finalizar o encontro, a professora aplicou nos participantes as seguintes técnicas: parlenda, trava-línguas, e contou as seguintes histórias através das respectivas técnicas: Macaco Micadeus (avental), A descoberta da Joaninha (varal), A casinha de Nicolas (retroprojetor), A viagem da gotinha (sanfona), Uma história de Narizinho e Pedrinho (dobradura), tartaruguinha (música), também mostrou a história de Zuza e Arquimedes (cineminha) e a história dos vegetais (cartaz de pregar), porém não foram contadas.

Bolsista: Nathalia Madeira Araujo

1236632_536203539786519_792240988_n