Slam do Carmo: poesia na escola pública de periferia

Da poesia eu me armo, SLAM DO CARMO. Na tarde do dia vinte e sete de agosto de dois mil e vinte, na plataforma Google Meet, de forma remota devido a pandemia do COVID-19, ocorreu a quarta edição do projeto Palestra PET intitulada “Slam do Carmo: poesia na escola pública de periferia”, ministrada pelas professoras Fancy Borges e Nathália Gasparini, em que aprendemos, através deste lindo projeto desenvolvido na E.M.E.F. Nossa Senhora do Carmo, no bairro Restinga, de Porto Alegre, o impacto de colocar em prática os conceitos freirianos. Logo na abertura fomos presenteados com a apresentação de uma das alunas à frente do projeto na escola, emocionando o público ao recitar algumas de suas poesias. Na sequência da atividade, as professoras contextualizaram o movimento slam no Brasil, sua origem e as influências que o fizeram chegar até a cidade de Porto Alegre. Também foram compartilhados alguns vídeos com os trabalhos que os alunos desenvolvem na escola. Assim, aprendemos um pouco mais sobre esse projeto muito especial que além de comover os alunos da escola, também sensibilizou os professores, já que estes também passaram a participar das atividades. Por fim, as professoras conversaram com o público sobre o desenvolvimento do projeto dentro do ambiente escolar, que passou a ressignificar o espaço da biblioteca, por exemplo, como também responderam a perguntas sobre o movimento slam.

Por: Maria Ingrid de Macedo