Seminários Abertos na VI Semana Acadêmica de Letras

Seminários Abertos na VI Semana Acadêmica de Letras

   Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2017 ocorreu a VI Semana Acadêmica de Letras, que trouxe as seguintes temáticas: Interculturalidade, Apagamentos e Resistências. Este evento que vem fazendo, no decorrer dos anos, um trabalho importantíssimo junto ao curso de Letras ao promover rodas de conversas, saraus, palestras, oficinas, apresentações de trabalhos, minicursos e outras atividades que visam gerar discussões e reflexões sobre as mais diversas áreas. O PET Letras se fez presente com seis comunicações, que são integrantes do projeto “Seminários Abertos”, em que cada bolsista escolhe temas de sua preferência, investiga, organiza e prepara a apresentação que exige desde a produção de slides até a criação de handouts, sob a orientação da tutora Geice Peres Nunes.
Os eixos “Linguagem e educação” e “Estudos literários” foram nos quais as pesquisas dos petianos se encaixaram. Na ocasião, os bolsistas ingressantes em 2017, Clarice do Carmo Castro, Grasiele Fleck, Kéven Costa, Lucas Martins, Maria Ingrid de Macedo e Yuri dos Santos estiveram à frente dessa atividade. Na área de “Linguagem e Educação”, Lucas Martins apresentou sua pesquisa intitulada “Uma leitura da teoria das fases de desenvolvimento de Jean Piaget”, tratando principalmente das Teorias da fase do desenvolvimento infantil, estudo que teve como resultado uma análise do método de ensino para crianças.
Já os outros cinco apresentadores conduziram suas pesquisas na área dos Estudos literários. “O protagonismo feminino no século de ouro: Laurencia em Fuenteovejuna” foi o tema da pesquisa da petiana Clarice Castro, que discorreu sobre a análise da personagem Laurencia, na qual a protagonista tem uma visão crítica, indicando seu descontentamento em relação aos valores patriarcais. A apresentação de Grasiele Fleck também pesquisou uma obra do teatro espanhol, com o título “Distorciones del lenguaje empleadas en el género entremés”, em que analisou como Miguel de Cervantes utilizava a linguagem para caracterizar seus personagens e, ao mesmo tempo, realizar uma crítica social.
Saindo de Cervantes e partindo para Shakespeare, Yuri dos Santos compartilhou sua pesquisa “Shakespeare em questão: uma análise da ironia nos diálogos entre Rei Lear e o Bobo da Corte”, baseando a sua análise em passagens do Ato I Cena IV e Ato III Cena II selecionados no livro que evidenciam expressões irônicas, satíricas e críticas do personagem Bufão. Já Maria Ingrid de Macedo com a pesquisa nomeada “A atuação feminina na literatura segundo Virginia Woolf” buscou nos ensaios da escritora a base teórica para seu trabalho, apontando certas dificuldades nas produções literárias femininas que permanecem até a atualidade. Por fim, o conteúdo da apresentação de Kéven Costa, intitulada “Compreendendo a Catarse segundo Aristóteles na Tragédia Grega”, tratou do efeito Catarse nas peças teatrais da antiguidade, explicando como ocorriam as transformações das emoções na plateia.

Por Kéven Costa.