“Diários e Confissões”, de Sandro Mendes

A edição especial do Clube do Livro com contos da obra Diários e Confissões, de Sandro Mendes aconteceu na manhã do dia seis de dezembro de dois mil e dezenove, no auditório da UNIPAMPA, campus Jaguarão. Essa atividade ganhou o título de “edição especial” por diversos motivos! Ela se iniciou com a leitura dramatizada dos contos “A dança dos zumbis”, “Hay días que no sé lo que me pasa” e “Resumo do bullet jornal de Fabiana Saravia” por Breno Santareno. Breno, mais do que dramatizar sua leitura,  transformou-a em uma bela performance teatral que emocionou todos os presentes.

Em seguida, com a presença ilustre do autor, diferentes interpretações dos contos foram expostas, ideias debatidas e o processo da escrita criativa foi explorado, resultando em pequenas contações de histórias por Sandro, que revelou algumas motivações para a criação de sua obra. A discussão a respeito dos contos se estendeu ao coffee break, que possibilitou ainda mais a troca de percepções entre as mais diferentes faixas etárias de leitores curiosos.

Na continuidade uma manhã tão rica, ocorreu o lançamento do livro artesanal Tentativas de um jovem escritor, uma coletânea de contos e minicontos da turma do sexto ano “a” da EMEF Marechal Castelo Branco. O livro foi resultado do trabalho da petiana Bruna Beatriz durante estágio na escola e teve como uma de suas inspirações o livro Diários e confissões. Em uma das aulas, Bruna levou a obra de Sandro Mendes para os alunos verem como se parece um livro artesanal e como é organizada uma coletânea de contos. Tentativas de um jovem escritor rendeu diversas perguntas por parte do público presente, além das mais belas e singulares respostas por parte dos autores, pequenos em tamanho, mas gigantes na escrita. Após o lançamento do livro, foi realizada uma sessão de autógrafos.

Essa edição do Clube do Livro se encerrou com agradecimentos a todos que contribuíram para sua realização e a todos os convidados presentes. O grupo PET Letras também presenteou Breno Santareno e Sandro Mendes com delicadezas personalizadas para cada um.

Por Mariana Cavallari Fernandes