Oficina: produção de unidades didáticas em Língua Espanhola

No dia 28 de julho, ocorreu a oficina Produção de unidades didáticas em Língua Espanhola, ministrada pela Profa. Ma. Andrea Ualt Fonseca, docente do Instituto Federal do câmpus de Pelotas Visconde Graça (IF-CAVG). Essa foi a segunda oficina do ano de 2017 e está vinculada ao projeto de extensão Capacitações PET. Por se tratar de um tema voltado ao ensino da língua, o público presente esteve composto por discentes e docentes do curso de Letras. A ministrante iniciou a oficina refletindo sobre a carreira docente. Em seguida, fez uma explanação em relação ao ensino do espanhol nas escolas e de como uma sequência didática pode ser uma estratégia diferenciadora para o ensino da língua espanhola. Ao longo da oficina, a professora apresentou todas as etapas para a criação de uma unidade didática. Para concluir a sua aula e afim de obter um retorno do que foi apresentado, a ministrante propôs que os participantes formassem grupos e planejassem uma proposta de unidade didática. E, ao final, alguns grupos socializaram suas ideias para os demais participantes. Desse modo, ao longo do processo de criação e apresentações dos grupos, a professora retomou os conceitos apresentados e sanou dúvidas dos participantes.

Por Clarice Castro

aa