PET – Letras discute livro “Expressão oral”, de Sandoval Nonato

O livro “Expressão oral”, do autor Sandoval Nonato, é fundamentado em experiências com alunos das séries iniciais do ensino fundamental, traz exemplos do decorrer de sua carreira como professor no ensinamento aos seus alunos, para falarem em público. O autor divide o livro em duas partes (planejamento e realização). Na primeira parte, o escritor apresenta aos alunos três fontes de informações: um artigo de divulgação científica, uma entrevista e um programa. Nesse primeiro momento, ele recompõe, seleciona, sumariza e faz a roteirização das informações contidas nessas fontes. A segunda parte trata de como organiza-se realmente uma exposição oral, como ela funciona, as estratégias de gestão interacional, estratégias de progressão do tema, exemplificações, reformulações, narrativação e sugestões de atividades. Em outra parte do texto, o autor trata dos recursos semióticos, recursos prosódicos, a expressividade facial e o olhar, a gestualidade, e novamente dá sugestões de atividades. Para encerrar o texto, o professor discorre sobre a reação do auditório; discute se os alunos devem ler ou explicar; porque expor; e apresenta outras sugestões de atividades.

Referência

GOMES-SANTOS, Sandoval Nonato. A exposição oral: nos anos iniciais do ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

Por Jairo Almeida