“O que o sol faz com as flores”, de Rupi Kaur

No dia 31 de maio ocorreu a segunda edição do ano de 2019 do projeto Clube do Livro. A atividade iniciou às 15h30 na Galeria Intercultural Magliani da Universidade Federal do Pampa – campus Jaguarão. Esta edição contou com a participação de 13 pessoas e teve duração de uma hora e meia. O livro escolhido foi o que o sol faz com as flores de Rupi Kaur, publicado em 2017. Rupi Kaur é uma jovem escritora de 26 anos, nascida em Punjab, na Índia, mas que se muda para o Canadá com sua família ainda criança. Por meio das redes sociais, a escritora inicia sua carreira na Literatura. A discussão teve início após a exibição de um vídeo em que a autora apresenta a performance do poema I`m taking my body back. Na leitura dos poemas, abordou-se, então, os aspectos culturais, sociais, questões sobre o abuso, o sofrimento, o amor, o respeito às raízes, a aceitação e o empoderamento feminino. Após, foi realizada uma atividade prática em que os participantes uniram a leitura dos poemas à leitura das ilustrações. Por fim, o grupo agradeceu a presença de todos os participantes e encerrou a atividade com um café.

Por Andressa Freitas de Freitas.