Aulão de redação para o ENEM – E.E.E.M. Hermes Pintos Affonso

Nos dias 21 e 28 de outubro de 2016, em turno integral, foi realizada a 2ª edição do Aulão de Redação para o ENEM na Escola Estadual de Ensino Médio Hermes Pintos Affonso, atividade do projeto de extensão Tecelaria da Palavra na Escola. Contemplando os alunos do terceiro ano, que realizariam o Exame Nacional do Ensino Médio, o minicurso dedicou-se a conteúdos como: tipos textuais; tipo dissertativo; o texto dissertativo-argumentativo; estruturação retórica do parágrafo; tipos de argumento; planejamento do texto dissertativo-argumentativo; e, escritura do texto dissertativo-argumentativo. Participaram da atividade 23 alunos, que traçaram um percurso de três módulos pautados na metodologia das sequências didáticas (DOLZ; SCHNEUWLY; NOVERRAZ, 2009). Ao final do curso, os alunos produziram textos dissertativo-argumentativos sob a temática Persistência da violência contra a mulher e receberam feedbacks com base nos parâmetros de correção de redação do ENEM. Integraram a equipe de ministrantes os petianos Ana Paula Henck Alves, Antonella Romina Savia Vidales, Bianca Araujo Espindola, Millaine de Souza Carvalho e Santiago Bretanha.

Por Santiago Bretanha