PET Cultural – E.M.E.F. Marechal Castelo Branco (1ª edição)

Ocorreu na quinta- feira, 23 de maio, na sala 205 da Unipampa Campus- Jaguarão, o primeiro PET- Cultural, que contou com a participação de 17 alunos da E. M. de E. F. Marechal Castelo Branco, situada no bairro Kennedy. Os alunos têm de 12 a 15 anos. O PET- Cultural é mais uma realização do PET-Letras e consiste em encontros que têm como objetivo promover a integração da universidade com a comunidade e tornar os participantes proficientes no discurso artístico. A cada realização, serão discutidos filmes, peças teatrais, livros, músicas, tipos de dança e respectiva crítica.

O primeiro PET-Cultural tratou do Hip Hop enquanto movimento cultural e social. Para essa finalidade, a tutora e as petianas fizeram pesquisas para conhecer a temática. No encontro, utilizaram a música de Edy Rock e Seu Jorge chamada Thats My Way, e o vídeo do programa Provocações, no qual  o rapper brasileiro GOG é entrevistado.

A partir da música e do vídeo, foram feitas perguntas ao grupo sempre questionando o que é o movimento Hip Hop, como: Quais os rappers brasileiros que vocês conhecem? Vocês gostam de Rap? É natural ver o estilo Hip Hop na cidade e na escola? Vocês têm colegas que aderem a esse estilo? As mídias dão espaço para o movimento? Há preconceito com quem escuta Rap? Sobre o que trará a letra da música? Qual a temática do vídeo? Quais os outros estilos de música que vocês gostam? entre outras.

Dentre essas questões, as petianas também trouxeram outros pontos importantes para o grupo, como: o que é cultura, o que é movimento cultural, o que é o Rap, o que é o Hip Hop, onde surgiu o movimento Hip Hop, qual a diferença do Hip Hop feito no Brasil e no exterior, quais as vestimentas características desse grupo, o que é mídia de massa, o que é Mc, entre outras.

Bolsista: Nathalia Madeira Araujo

PET CULTURAL 01