PET- Letras oferta oficinas sobre leitura de textos midáticos

No dia quinze de dezembro de dois mil e catorze, na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, as bolsistas Rocheli Silveira e Millaine Carvalho ofereceram duas oficinas: Sentidos de povo em “veja” e “Carta Capital” nas manifestações de junho; e A imagem da banda One Direction e das fãs da banda em uma reportagem na revista Atrevida. Participaram da oficina cinco alunos, advindos de diversas escolas de Jaguarão, com idade entre 13 e 17 anos.
A primeira a ministrar a oficina “A imagem da banda One Direction e das fãs da banda em uma reportagem na revista Atrevida” foi a bolsista Rocheli Silveira. A petiana levou dinâmicas que apresentaram aos participantes as condições de produção da banda OneDirectione da revista Atrevida, para então analisar a reportagem sobre a banda, retirada da revista.
Já a segunda oficina, “Sentidos de povo em ‘veja’ e ‘Carta Capital’ nas manifestações de junho”, ofertada pela bolsista Millaine Carvalho, trouxe a leitura de trechos de reportagens das revistas Veja e Carta Capital. Na ocasião, a bolsista também através de dinâmicas resgatou as condições de produção das manifestações de junho e das revistas, para só então fazer a análise dos trechos de reportagens das revistas em questão. As oficinas vinculadas ao projeto de extensão Discurso, mídia e escola, são um seguimento das pesquisas realizadas pelas petianas.

Por Rocheli Silveira

IMG_20141216_161451976