Oficina de exposição oral

No dia 11 de novembro, foi ministrada pelo PET Letras, na Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão, a oficina de Exposição Oral. Tal oficina se insere dentro do projeto de ensino Tecelaria da palavra na universidade e foi formulada pensando a grande relevância que a apresentação oral, seja em eventos, palestras ou seminários, tem na vida acadêmica. Portanto, a oficina teve a intenção de passar aos acadêmicos participantes, que foram cerca de doze, estratégias fundamentais que contribuem para uma boa apresentação oral. Abordou-se desde os tipos de apresentação até dicas do que é indicado fazer e do que é desaconselhável em situações de exposição. A parte prática da oficina contou com a entrega de uma ficha contendo critérios de avaliação que os próprios participantes teriam de preencher, observando a presença ou ausência dos itens em uma defesa de TCC, atividade utilizada a fim de incentivar o senso crítico dos mesmos quanto ao desempenho alheio, o que certamente aguçará quanto ao seu próprio.

Por Maria Solange B. da Silva