No dia dezenove de abril, o PET Letras, da Universidade Federal do Pampa, Câmpus Jaguarão, ofertou a oficina “Literatura em sala de aula: estratégias didáticas para o ensino de literatura destinadas ao nível médio” ministrada pela Profa. Dra. Ana Lúcia Montano Boessio, docente da UNIPAMPA e coordenadora do Laboratório de Literatura e outras Linguagens (LALLI). A oficina que contou com forte adesão do público discente, cerca de trinta e cinco participantes, teve duração de três horas e integra o projeto de extensão Capacitações PET que, nesse ano de dois mil e dezesseis, possui como temática a didática no ensino. Nessa primeira edição, foi contemplada a didática no ensino de literatura, sendo as próximas, a didática no ensino de língua estrangeira e do português. A profa. Boessio problematizou os desafios encontrados pelos professores de literatura na escola, e como o próprio título indica, buscou elencar alternativas metodológicas que viabilizassem e qualificassem o ensino da disciplina. A parte prática da oficina se deu com uma proposta de atividade, após a divisão dos participantes em grupos foi pedido que, de acordo com as estratégias apresentadas, pensassem em como aplicá-las trazendo autores distintos e pensando no contexto de fronteira no qual a instituição se encontra.

Por Maria Solange Barbosa

cartaz-capacitacoes-pet-final