ENEM para quem? Reflexões necessárias sobre o maior processo seletivo do Brasil

“ENEM para quem? Reflexões necessárias sobre o maior processo seletivo do Brasil” foi o título da Palestra PET, que devido à pandemia do COVID-19 ocorreu de forma remota, via Google Meet, ministrada pelo Prof. Me. Renato Dering, na tarde do dia nove de junho de 2020. Sobre o tema ENEM, vale ressaltar o doutorando Prof. Me. Renato Dering compreende bem o funcionamento e a forma de avaliação do exame, pois, além de pesquisar o ENEM no seu doutorado em andamento, já foi corretor de redações em anos anteriores, e ministra aulas de preparação para a prova.

Na atividade promovida pelo PET, o professor destacou vários pontos que interferem nas diferenças educacionais que notamos entre regiões, estados, classes, etc., e problematizou o ensino remoto a partir dessas considerações. Assim, a apresentação do palestrante estimulou uma reflexão bastante crítica sob diferentes enfoques e pontuou, ainda, a necessidade de adiamento da prova devido à pandemia que enfrentamos. Refletimos sobre o ENEM ter sido pensado como um meio para amenizar as desigualdades no ingresso ao ensino superior, mas que acabou apresentando um papel de opressor. Em sua fala, o professor palestrante questionou: “ENEM para quem, se dentro das escolas existem diversas diferenças de ensino?” Ao longo da palestra ainda foi abordada a problemática de que o ENEM digital, aplicado de forma remota, exigiria uma educação tecnológica que a grande e esmagadora maioria dos estudantes não possui, e, para comprovar essa observação, o Prof. Renato Dering nos expôs alguns níveis de desigualdades acerca da educação tecnológica, como por exemplo, que até 2016, 40% dos lares não possuíam acesso à internet, dado que levou a refletir sobre as problemáticas de um ensino a distância, como vem sendo proposto, para o qual, muitas vezes, nem mesmo os professores possuem uma formação adequada para colocá-lo em prática.

A palestra teve duração de duas horas e, após a apresentação do Prof. Renato Dering, houve uma ótima discussão suscitada a partir das reflexões da palestra.

Por Maria Ingrid de Macedo

cartazWhatsApp Image 2020-07-07 at 11.28.37 AMWhatsApp Image 2020-07-07 at 11.28.37 AM (1)