1ª edição – “O que é Sociologia?” e “A implementação da Universidade no Brasil e a origem do curso de Letras”

O Programa de Educação Tutorial (PET) Letras promoveu, no dia 30 (trinta) de julho de 2014, os Seminários Abertos “O que é Sociologia?” e “A implementação da Universidade no Brasil e a origem do curso de Letras”, respectivamente apresentados por Fabiano Rodrigo Zdradek e Jairo de Almeida Santana. Primeiramente, o bolsista Fabiano contextualizou o livro O que é Sociologia?, de Carlos Benedito Martins, bem como a biografia do autor. Seguidamente, explicou a introdução do livro, informações referentes ao surgimento da Sociologia presentes neste material. Ademais, explicitou quais as influências ao surgimento desta área de pesquisa, além do processo de formação do pensamento sociológico. Por fim, apresentou algumas figuras importantes da história desta linha teórica, apresentando o desenvolvimento desta. Após, o petiano Jairo iniciou sua apresentação explicando as primeiras universidades do período colonial (1500 – 1808). Logo, a Universidade do Período Joanino, a do Período Imperial. Em seguida, apresentou as Universidades Criadas no Período da Primeira República (1889-1920). Por fim, apresentou a primeira Universidade Brasileira, a Universidade do Rio de Janeiro, criada em 1920, ademais do surgimento do primeiro curso de Letras no Brasil.

Por Millaine Carvalho