Oficina: O que é notícia?

No dia 30 de setembro de 2013, às 14h, o Programa de Educação Tutorial (PET) Letras, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, ofereceu a oficina O que é notícia?, ministrada pela mestre e doutoranda em comunicação social Marília Régio. A ministrante iniciou sua fala introduzindo os participantes a conceitos como comunicação, notícia, Lide/Lead. Marília Régio apresentou ao público as seis perguntas básicas de um lide/lead deve possuir, são elas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Sendo lide/lead a primeira parte de uma notícia, utilizado para atrair leitores.

Seguidamente, Régio perguntou ao público O que é notícia?. Ela apresentou o conceito de notícia da Universidade de Washington, no qual, segundo Spencer, notícia é qualquer fato, acontecimento, ou opinião que interessa ou afeta um grande número de pessoas em uma comunidade. Após, a ministrante indagou o público a respeito do que pode ser notícia, ou seja, quais as características básicas do gênero notícia.

A jornalista apresentou, então, a estrutura do gênero notícia, bem como quais os critérios preponderantes para que um acontecimento torne-se uma notícia. Após, a oficineira solicitou a identificação dos critérios de noticiabilidade, como morte, escândalo, proximidade, em matérias jornalísticas publicadas em um jornal diário.

Marília Régio apresentou ao público quais os problemas mais comuns encontrados em textos jornalísticos. Falou que a apresentação de notícias na estrutura de uma pirâmide invertida, em que os fatos mais relevantes são apresentados primeiramente, é o modelo mais utilizado atualmente. Com relação a estilo, ela afirmou que, em média, uma notícia possui vinte linhas. Sendo cinco destinadas ao lide, quinze ao corpo da matéria e cinco ao fecho.

Por fim, a ministrante solicitou a realização de duas atividades. Na primeira, os participantes deveriam identificar na notícia Tiro na nuca mata advogada os itens que compõem o estilo de uma matéria jornalística. Na segunda atividade, o público deveria produzir três tipos de lide/lead, tomando por base o conto Agonia, de Nelson Rodrigues, e o que havia sido explicado por Marília Régio, com relação aos diferentes tipos de lide/lead.

1013543_520237324716474_942731875_n

???????????????????????????????