Livro: “Conversas com um jovem professor”, de Leandro Karnal

Nos dias 3 de fevereiro e 11 de março de 2014, o grupo PET Letras discutiu o livro “Conversas com um jovem professor” de Leandro Karnal (2012). No primeiro capítulo, o autor diz que na faculdade antecipa-se muito pouco a experiência real da sala de aula; deve-se ouvir os colegas de profissão, mas o professor é quem traçará o seu próprio caminho. No segundo capítulo, fala que o futuro professor passará pelas reuniões pedagógicas e ouvirá conselhos para melhorar as aulas e torná-las mais interessantes de pessoas que nunca entraram em uma sala para ensinar, e não conseguiriam o que ele consegue com a classe. O autor trata nesse capítulo de alguns fracassos na sala de aula. No terceiro capítulo, o autor trata do tema criatividade. Para ele uma aula não precisa ser criativa para que o aluno aprenda, pois um conteúdo pode ser muito bem aprendido de uma forma prática, mas o cérebro tende a eliminar da memória as informações em pouco tempo, se elas não forem novamente usadas. O quarto capítulo traz dicas para as reuniões com pais de alunos. Para o autor, os pais dos alunos geralmente têm em mente o modelo de ensino da época em que eles estudaram. Deve-se tomar muito cuidado ao dizer que o aluno é problemático, pois geralmente os pais veem seus filhos como brinquedos frágeis. O quinto capítulo trata da tecnologia em sala de aula. O autor diz que muitos profissionais são contra elas, porém, na maioria das vezes, isso acontece com os mais antigos na área, havendo uma resistência, já os mais novos são adeptos. Para Karnal, uma boa aula tem que alcançar seu objetivo, tem que seduzir, instigar e fazer o aluno pensar, e a tecnologia é só uma ferramenta de auxílio. O livro traz ainda um capítulo feito por sua irmã, “Rose Karnal”. Ela diz que a teoria nem sempre é condizente à prática, sua primeira experiência como professora foi um fracasso e ela pensou em desistir da profissão, porém, essa não foi a sua escolha. Ela não é contra a aproximação do aluno, mas desde que seja como professor. O sétimo capitulo é dedicado ao porquê de ainda ser professor. O escritor diz que há várias coisas que influem para que o profissional desista, porém, a profissão traz tantas alegrias, e seus anos de estudos o transformaram de tal forma que ele continua porque faz a diferença na vida de muita gente, e ele é feliz e isso tem bastado por muitos anos. Karnal conclui seu livro dizendo que apesar dos 30 anos de magistério, fica tenso antes da primeira aula em uma nova classe e que haverá um momento que o brilho inicial irá desaparecer, mas não houve um único dia nesses anos em que ele não sentisse a emoção por ser professor. Não foi feliz em todas as áreas da vida, mas na profissão foi e sem dúvida nenhuma.

KARNAL, Leandro. Conversas com um jovem professor. São Paulo: Contexto, 2012.