“Estudos da Linguagem e Ensino: em busca de novos caminhos”, de Indursky, Nardi e Grantam

Estudos da Linguagem e Ensino: em busca de novos caminhos

   No dia 11 de fevereiro de 2014, o grupo PET Letras discutiu o capítulo “Estudos da Linguagem e Ensino: em busca de novos caminhos”, de Indursky, Nardi e Grantham(2005). O texto reflete sobre o ensino da Língua Portuguesa através do referencial teórico da Análise de Discurso de linha francesa (AD), apontando caminhos para a reflexão teórica e práticas pedagógicas; aqui entendidas como prática discursiva.  A primeira parte do texto denominada “As contribuições da AD para o ensino de língua: modificando olhares” é iniciada trazendo as concepções apresentadas por Pechêux e Gadet em “A língua inatingível”  a respeito do que era língua para os linguistas do seu tempo e como a língua é pensada através da AD, se constituindo em um sistema atravessado pela falha. Dessa equivocidade e opacidade da língua que surge a possibilidade de o professor trabalhar em sala de aula com aquilo que não está dito na superfície dos enunciados. Na segunda parte que se chama “Entreato: passagem da teoria à prática” é discutida a importância de o professor ter em mente com qual concepção de língua trabalha. Na terça parte denominada “Análise discurso, leitura e ensino: uma reflexão” são mostrados fragmentos da tese deMarileiGrantham. Essa autora fez uma pesquisa com base na AD que se construiu a partir da reescrita de dois textos diferentes. Com a análise dessas reescritas percebeu-se três processos de leitura: manutenção dos sentidos, deslizamento dos sentidos e ruptura dos sentidos.

Referência

INDURSKY, Freda; NARDI, FabieleStockmans de; GRANTHAM, MarileiResmini. Estudos da Linguagem e Ensino:em busca de novos caminhos. In: HENRIQUES, Carlos Cezar;

SIMÕES, Darcília (orgs).Língua portuguesa: reflexões sobre descrição, ensino e pesquisa. Rio de Janeiro: Europa, 2005.

Nathalia Madeira Araujo

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