“As grandes onças brabas”, de Aldyr Garcia Schlee

A segunda edição do projeto Clube do livro de 2018 ocorreu no dia 18 de junho, no foyer o Teatro Esperança. Nesta edição, o PET Letras contou com duas parcerias: as turmas de oitavo e nono ano, alunos da professora Maura Jorge, que leciona português na EMEF Dr. Fernando Correa Ribas; e a FALA (Feira Alternativa de Literatura e Arte da Fronteira), que está na sua quarta edição. Atingindo o público de 35 pessoas, composto pelas duas turmas e pelos alunos do curso de Letras, iniciou-se a discussão após a leitura do conto “As grandes onças brabas” do livro Contos de Verdades, do autor jaguarense Aldyr Garcia Schlee. O conto em questão foi escolhido para o Clube do Livro por sua relação com a cidade de Jaguarão, uma narrativa que reúne várias histórias sobre o mistério das onças brabas que se encontravam nas encostas do rio. Inspirados por Schlee, os alunos também relataram os mitos e lendas que conheciam. Além disso, foi abordado o fato dos países da América Latina terem lendas e mitos em comum, apenas contados de maneiras diferentes. Por fim, enfatizou-se o quanto a fronteira das cidades de Jaguarão e Rio Branco é rica culturalmente, servindo de inspiração para diversas obras articuladas e desenvolvidas neste espaço fronteiriço, imaginado e recriado por narradores populares e pelo grande escritor Aldyr Garcia Schlee, o inventor da camisa canarinho da seleção brasileira, ganhador de diversos prêmios, entre eles duas Bienais Nestlé de Literatura e cinco Açorianos de Literatura.

Por Kéven Costa de Lima.