1ª Oficina sobre resumo informativo

No dia 22 de abril de 2015, às 14h, o Programa de Educação Tutorial Letras, da Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, realizou, na sala 206, deste centro acadêmico, a segunda edição do projeto Tecelaria da Palavra na Universidade. Essa edição contou com a participação de quatorze pessoas. Tal oficina, cuja temática foi a elaboração do gênero textual/discursivo resumo informativo, foi ministrada por Antonella Savia Vidales e Millaine de Souza Carvalho. Primeiramente, nessa atividade, as bolsistas do PET Letras apresentaram uma definição ao gênero resumo informativo. Logo, explicaram quais os três tipos de resumos existentes, além de como se configura cada um deles. Em sequência, explanaram acerca de quais os procedimentos necessários para elaboração de um bom resumo informativo. Logo, as petianas abordaram quais as características desse gênero, ressaltando a importância do uso de paráfrases e as consequências ocasionadas pelo uso de plágio. Por fim, solicitaram a realização de uma atividade de revisão e reescrita de resumos informativos autênticos.

Por Millaine de Souza Carvalho