Oficina sobre Resumo Informativo – C.E.P.S.G. Carlos Alberto Ribas (CECAR)

No ano de 2015, o projeto de extensão Tecelaria da Palavra na Escola contou com 9 edições divididas em três módulos, realizadas no âmbito do Seminário Integrado do ensino médio politécnico do Colégio Estadual de Primeiro e Segundo Grau Carlos Alberto Ribas (CECAR) – escola da rede básica de ensino do município de Jaguarão. A dita intervenção teve por objetivo preparar os alunos do ensino médio para o ingresso na universidade.

Visando cumprir essa finalidade, as oficinas deram-se ao redor de uma sequência didática sobre Resumo Informativo, visto entendermos tal gênero como basilar para qualquer prática de linguagem da esfera acadêmica. Além de uma apresentação prévia do projeto à escola e aos alunos e de uma produção inicial, as oficinas contemplaram temas tais como os “tipos de resumo”, “características dos resumos informativos”, “citação”, “plágio”, “menção ao autor”, “paráfrase”, “sinonímia” e, em geral, “revisão e reescrita de textos”.

Contamos com a participação de, em média, 25 (vinte e cinco) alunos dos terceiros anos diurnos do CECAR, perfazendo um total de 9 (nove) oficinas. Segue, a baixo, algumas fotos das atividades:

Por: Santiago Bretanha Freitas