PET Cultural cidade de São Paulo

No dia vinte e sete de novembro de dois mil e catorze, foi realizada a 5ª edição do projeto de extensão PET Cultural. A edição foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Castelo Branco, que se situa no bairro Kennedy, e teve como temática a cultura da cidade de São Paulo. O evento contou com a participação de 18 alunos do 7º ano da escola. Na ocasião os bolsistas Luis Fernando e Rocheli Silveira levaram para os alunos um pouco da história da cidade de São Paulo.
Dessa forma, os discentes apresentaram o processo histórico da cidade, desde como surgiu, a Revolução Constituinte de 32, bem como os movimentos migratórios, de estrangeiros e brasileiros para essa localidade. O intuito dos petianos foi mostrar que, por conta desse processo histórico, principalmente o migratório, a cidade de São Paulo, hoje, possui uma hibridização de culturas.
Ainda, como exemplos de migrações, os acadêmicos trouxeram as culturas: japonesa, com a história do bairro da Liberdade; e a nordestina. Também, demonstraram aos ouvintes, as variações de sotaques presentes no município, por consequência, novamente, do processo de migração. Para as apresentações os bolsistas utilizaram imagens e vídeo.

Por Rocheli Silveira

IMG-20150416-WA0004