Minicurso ABNT – Módulo I

Módulo I

Módulo I do Tecelaria da Palavra ocorreu em agosto e setembro   O primeiro módulo do projeto de ensino Tecelaria da Palavra ocorreu nos meses de agosto e setembro de 2013, todas as segundas e quintas das 17h às 18h30, na Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. Este minicurso intitulou os temas resumo informativo e normas da ABNT sobre referências.

O projeto foi ministrado pelas bolsistas do PET Letras Hohanne Vilela, Nathalia Araujo, Millaine Carvalho e Rocheli Silveira. Contou com a participação até o final de nove alunos, dos cursos de Letras, Pedagogia e História. As ministrantes foram dividas em duplas e cada dupla ministrava uma aula. Para a realização do projeto, foi utilizado o livro Resumo  dos autores Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004). As atividades desse livro foram realizadas pela tutora e petianas com o intuito de realizar uma capacitação prévia à realização do curso.

O minicurso também foi baseado nos procedimentos de sequências didáticas conforme Schneuwely, Dolz e Noverraz (2004). Dessa forma, primeiro foi apresentado aos alunos o que é um resumo informativo e como se estrutura (apresentação do gênero), em seguida foi feita a primeira escrita de um resumo (produção inicial), após foram trabalhados os problemas textuais, dentre eles paráfrase, frase e parágrafo (módulos), finalizando com a reescrita do resumo pelos alunos (produção final). Para finalizar as atividades do I módulo de minicurso, os alunos tiveram uma aula de formatação de trabalho acadêmico no laboratório de informática, juntamente com a apresentação das normas da ABNT sobre referências.

O projeto permitiu às petianas adquirir experiência na docência e aperfeiçoar conhecimentos sobre a escrita acadêmica. No mais, o projeto oportunizou ao público, calouros, contato com saberes que serão relevantes ao logo de sua trajetória acadêmica.   Por Rocheli Silveira   Minicurso de escrita de gênero acadêmico resumo indicativo e normas da ABNT sobre citação e referência – módulo II.

T da P DSC01617 DSC01616 2