Visita a Associação de Pais e amigos dos Excepcionais (APAE)

Na tarde do dia 10 de agosto, o grupo PET Letras visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Jaguarão. A tarde foi destinada à capacitação com a psicóloga da instituição, Carolina Ança: sua fala foi centrada na Educação Inclusiva e Escolas Especiais. Além desses tópicos, o grupo pode se inteirar que a Associação possui duas partes que funcionam em concomitância: a parte clínica, na qual os alunos usufruem de acompanhamento fonoaudiólogo, por exemplo, e a parte de ensino, que é a escola regular especial, destinada a alunos que possuem alguma deficiência intelectual. Ao final do encontro, petianos e tutora puderam, ainda, conhecer as instalações da APAE e assistir ao ensaio da Invernada, grupo de dança tradicionalista. A capacitação foi a primeira etapa para o desenvolvimento do projeto ECOGESTÃO, que visa auxiliar a APAE na confecção de documentos oficiais, além da construção de uma horta, para a qual serão realizadas capacitações sobre questões ecológicas, tanto aos petianos quantos aos alunos da Associação.

Por Maria Solange Barbosa da Silva